UM DOMINGO BEM PASSADO
Em conversa com um amigo de infância da minha aldeia, denominada Matas, freguesia e concelho de Lourinhã, sobre os mais diversos assuntos de tempos idos, começando nas tropelias da escola primária até à adolescência, abordando, como não poderia deixar de ser, os episódios da nossa passagem pela guerra do Ultramar.
Ele, Fusileiro Especial, percorreu quase todos os rios e riachos da zona Norte da ex-província de Angola, relatados alguns episódios mais acérrimos com o lado oposto e como se tal não chegasse, ainda teve que lutar com os inúmeros "Amigos crocodilos" que espreitavam o mínimo descuido de quem invadia o seu território!
Remexendo um pouco mais fundo do meu "Baú", também relembrei alguns episódios do Rânger - Operações Especiais, levados a efeito numa outra ex-província - Guiné, mais pequena em território, mas... grande em episódios de "guerra", dado a sua configuração e proximidade de outros países que também contribuíam e ajudavam à "festa"!
Bom, com esta conversa sobre a ocupação de quase 4 dos nossos melhores anos de juventude, surgiu-nos uma ideia brilhante:-relembrar os "companheiros" da n/ aldeia que prestaram serviço militar no Ultramar!
Iniciamos a lista de nomes, com muita surpresa, apercebemo-nos que esta já se alongava para além de uma folha A4.
Marcamos um 1.º encontro, para reunirmos nomes e contactos dos que se encontravam mais longe e nomeada uma comissão de 3 elementos para preparar e realizar o 2.º encontro, desta vez com um almoço para os visados e familiares.
Assim aconteceu no passado Domingo, dia 24, onde compareceram umas dezenas de pessoas na Associação local, após um belíssimo almoço, fizemos uma exposição das "recordações da guerra", com fotos, fardas, galhardetes, louvores e literatura sobre a matéria, bem assim como um esboço para construirmos um "Memorial dos ex-combatentes do Ultramar", aprovado pelos presentes, tendo como objectivo, ficar bem patente no mesmo, os 38 combatentes, distribuidos pelas 3 ex-províncias do Ultramar, que por incrível pareça, TODOS regressaram com vida à sua terra Natal!
Assim se possou um belo dia de Domingo em salutar convívio, mui familiar, ultimado com um gostosíssimo chá de plantas verdes, que acompanhou as "Velhós" tão doces, macias e quentinhas, planeando novo encontro para tornar mais próxima a realização do MEMORIAL, a ser implantado bem no centro da aldeia, para que os filhos dos nossos filhos se possam orgulhar dos "Soldados conhecidos"!
João Augusto
ST-02/2009