domingo, 10 de maio de 2009

Ajudas Humanitárias "1 pau de 2 bicos"?

Todos sabemos que as ajudas humanitárias são a única réstia de esperança para milhares de almas que residem nos países apelidados de Terceiro Mundo. Os bens básicos como alimentação, vestuário e cuidados de saúde são muitas vezes a tão esperada salvação de homens, mulheres e crianças que convivem diariamente com a miséria extrema, doenças há muito erradicadas nos países mais desenvolvidos e as constantes guerras de origem étnica ou territorial que assolam os seus países. Mas será que estas ajudas têm apenas um lado positivo?
Ou será que estas boas intenções poderão, sem querer, ter um lado mais negro?
Não se estarão a acostumar mal estes povos, a subsistirem apenas das ajudas que lhes chegam dos quatro cantos do mundo?
E não se estará por um lado a prolongar o sofrimento destas milhares de famílias, ao enviar as ajudas, que muitas das vezes acabam por cair nas mãos de guerrilheiros, abastecendo-os e de certo modo "ajudando-os" a manterem-se para assim continuarem as suas guerras, repletas de histórias de carnificina a civis inocentes?
Estarão os países desenvolvidos a conseguir cumprir o seu objectivo de ajuda internacional ou estarão apenas a fazer com que a situação nos países desenvolvidos não "saia da cepa torta"?



Frederico Pereira Anacleto TT03

Sem comentários: