segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Internet para Nobel da Paz 2010

Surgiu esta semana uma proposta já amplamente divulgada à escala mundial e já apoiada por alguns antigos nobel da paz (Armani e Shirin Ebadi), de eleição da Internet como Nobel da Paz de 2010.

Tal decisão, segundo os promotores desta ideia, prende-se com o facto de a Internet ser a maior "rede social" que o ser humano alguma vez conheceu, permitindo uma quantidade nunca antes imaginada de comunicações de todo o género e feitio.

A internet permite-nos enviar e receber mails, apenas de texto ou com anexos, sem qualquer necessidade de espaço, selo ou de alguém que nos envie ou entregue a mensagem, algo impensável há apenas 100 anos.

Pessoalmente, a "net" tornou-se para mim uma ferramenta já tão natural ao longo dos anos, uma vez que ainda sou do tempo dos modems a 56Kbs :P que a tenho como sendo algo indispensável para o meu dia a dia pelos mais diversos motivos.

A internet permite-me:
trocar mails com fornecedores e colegas de trabalho;
permite-me comunicar em tempo real utilizando o msn ou outro qq tipo de IM (instant Messaging) algo cada vez mais usual nas empresas, já que nos permite comunicar entre departamentos sem termos que utilizar telefones ou entupir as contas de email;
permite-me fazer uma tradução de um texto em tempo real de e para qualquer língua conhecida pelo ser humano;
permite-me saber mais sobre um qualquer produto que esteja em análise para vir a ser adquirido pela empresa.

A nível pessoal permite-me comunicar, literalmente com qualquer pessoa em qualquer parte do globo, ou espaço, contanto que para isso tenham as ferramentas adequadas para estabelecer a ligação.
Sou um grande adepto das redes socias e utilizador q.b. das mais populares (Facebook, Twitter, HI5, MySpace) por serem ótimos meios para podermos estar a par do que os nossos amigos estão a fazer ou inclusivé para estabalecer novos relacionamentos. Aliás, devo agradecer à internet por me ter permitido conhecer pessoas fascinantes que de outra forma não teria conhecido.
Também é a internet que me permite ter acesso à mais variada informação desde notícias, arquivos históricos, video clips, contanto que saiba o que devo pesquisar naquela que é uma das marcas mais reconhecidas à escala mundial, o Google. Também através da internet tenho acesso a jogos online e todo o tipo de sites de apostas, entre outros mais tipos de sites....

Em suma, a internet mais não é do que todo um mundo sem regulamentação, onde temos acesso a informação de forma indiscriminada (desde que não tenhamos o azar de viver num regime comunista como na China onde tudo é cencurado), pelo que tem os seus perigos e virtudes, como tudo aquilo com que nos deparamos na vida real, sendo que depende de cada um de nós fazer a gestão do que a internet nos pode dar, ou do que nós podemos dar à internet, sem que esta se torne um vício....

Ricardo Ferreira TT02/10

Sem comentários: