Quando não se tem a consciência de efectuar uma pesquisa sobre o "amiguinho" que se quer lá para casa, ou porque as crianças pedem ou porque achamos engraçado, seja cão, gato, esquilo ou quaisquer outros, acontecem alguns imprevistos...
Por exemplo, sabiam que os papagaios têm os pulmões rígidos e secos? pois é, sendo oriundos de zonas Tropicais, dependem da elevada humidade relativa da atmosfera para respirar sem problemas. Para os compensar da profunda desenraízação a que, involuntariamente, os submetemos, devem ser borrifados com alguma frequência, até para que possam "alinhar" as penas, dando-lhes o aspecto saudável de que tanto gostamos, e devem também ser mantidos longem de correntes de ar, visto que muitos morrem de pneumonia.
São aves extraordináriamente inteligentes e delicadas. Adoptam a família que as acolhe, criam a sua preferência e, mesmo que vivam em locais muito frequentados, têm uma memória impressionante reconhecendo cada pessoa que inter-agiu com elas, actuando em conformidade e com uma "justiça" implacável
- dá que pensar... inteligência? pensamento? reacção? instinto?
- o que leva um papagaio a tremer agitadamente, visivelmente ansioso, ao rever, após alguns anos, quem o criou? e a morrer de AVC, provocado por stress em consequência de um susto ou de uma situação adversa?
Deve-se ponderar também na poeira incalculável que deitam - sinal de saúde dérmica para os referidos bichinhos mas, fonte de doenças para nós, já para não referir a higiene doméstica.
Aí vem o Verão, não abandonem os Vossos Companheiros!
Maria Clara
TT2/2008
Sem comentários:
Enviar um comentário