sexta-feira, 11 de abril de 2008

"Cidadania"




Ao elaborar este texto subordinado ao tema “CIDADANIA”, gostaria de referir que este trabalho tem uma participação muito pessoal, achei bastante pertinente abordar este assunto, dado que a minha experiência profissional se enquadra no contexto da área educativa, ou seja, no dia a dia, as minhas funções são sem dúvida, o acompanhamento de crianças. (transporte colectivo de crianças)

Com este texto, pretendo fazer uma reflexão sobre a aventura espantosa que é a educação. Não a educação considerada em termos restritos, mas todo o processo de maturação humana que se inicia ao nascer, e termina com a morte. Importa referir que neste processo estamos todos comprometidos, quer educadores e educandos.

Passo a citar um excerto:

(...) A educação para a cidadania democrática está no centro das preocupações de muitos estados e organizações internacionais. As razões são várias. A democracia, processo nunca acabado, pede o seu próprio aprofundamento e alargamento, concretiza-se, não só no sistema das instituições, mas também, e sobretudo, nas práticas dos cidadãos (...)

In Conferência Internacional:
“Educação, Sociedade e Cidadania,”



Onde pode ocorrer a Educação para a Cidadania?

A educação para a cidadania, diremos que é um processo ao longo da vida. Começa em casa e no meio próximo das crianças com as questões da identidade, nas relações interpessoais e desenvolvem-se de acordo com as experiências vividas, no decorrer do dia a dia.

Nos primeiros anos a cidadania está relacionada com o desenvolvimento pessoal, social e emocional das crianças. Nos primeiros anos de escolaridade, pode ganhar maior peso curricular contribuindo para um desenvolvimento de um estilo de vida saudável e seguro.

A Educação para a Cidadania visa desenvolver o conhecimento, a compreensão, as capacidades, as atitudes e os valores que ajudem nos jovens a desempenhar um papel activo na comunidade (local, nacional, internacional); estarem informados e conscientes dos seus direitos, responsabilidades e deveres; compreenderem que se pode ter influência e marcar a diferença na respectiva comunidade de pertença.

Após uma abordagem, e pesquisa sobre o contexto deste tema, cumpre-me verificar, que a cidadania visa desenvolver o conhecimento, a compreensão, as capacidades, as atitudes e os valores, na sociedade onde estamos inseridos, e às quais não poderemos fugir dessa responsabilidade, há que ter consciência dos direitos e deveres, há que ser participativo, há que existir uma partilha para com os outros, há que aperfeiçoar, há que servir, há que existir espírito de equipa, de camaradagem.

Através da experiência adquirida, ou seja, das competências adquiridas no meu local de trabalho, a nível educacional, direi que a educação para a cidadania, é todo um percurso de aprendizagem, em que nós educandos, ensinamos aprendendo, e aprendemos ensinando...
Lili
TT 02/08

Sem comentários: