segunda-feira, 7 de abril de 2008

Em Portugal existe uma forma de pensar que ou pela moral do momento ou mesmo por razões culturais, as pessoas queixam-se de tudo e de todos mas acabam por fazer nada acerca do que se queixam. Não é raro ouvirmos as pessoas a comentar que isto ou aquilo não está bem, que este ou aquele não sabe o que faz, que o político tal é corrupto. O que não deixa de ser interessante é observar que aquelas pessoas que mais se queixam são as que acabam por fazer menos. São estas mesmas pessoas que culpam o azar em tudo de mal que tenha acontecido. Acredito que a sorte ou o azar somos nós que os fazemos pelas nossas acções e atitudes.
Ouvem-se muitas vozes que gostam de dizer mal de tudo e de todos. Dizem que o nosso pais não presta, que lá fora é que é bom, que queriam era ser Espanhóis ou outra coisa qualquer. Tudo menos Português. Que vergonha! Devem ter orgulho do que são e se alguma coisa não está bem, devem lutar para melhorar seja o que for.

Essas mesmas pessoas não devem seguir com atenção tudo o que se passa à sua volta. As noticias que nos chegam de todo o mundo são sempre as mesmas. Atentados bombistas, mortes por crime, doenças que matam onde um simples comprimido poderia salvar essa vida, cheias, terramotos, golpes de estado, tsunamis, etc, etc. Prefiro pagar 20% de IVA, portagens, IRS, IMI, e seja lá mais o que for mas saber que ainda posso dormir com a chave do lado de fora da porta.
O que estou a querer dizer é que no nosso país temos que começar a pensar positivo. Em todos os países há o bom e o mau e o nosso também tem os seus problemas, mas tem também o seu lado positivo. Temos que agarrar em tudo o que temos de bom no nosso país e fazer melhor ainda. É com um pensamento positivo que conseguimos atingir os nossos objectivos. Vamos deixar de viver o nosso fado, a nossa tristeza nacional Vamos deixar de dizer: "coitado teve azar, mas ao mesmo tempo até teve sorte".

Creio que se todos olharem á sua volta conseguem encontrar os aspectos positivos e ter orgulho neles. Não quero com isto dizer que devemos ignorar ou esconder o que está mal. Devemos pegar nos bons exemplos; exemplos de sucesso e aplicar o que de bom se fez para melhorar o que está mal. Deixo-vos com duas frases que me dizem muito e acho que podem ser aplicadas em todos os aspectos da nossa vida, sejam eles profissionais, pessoais, sociais ou formativos. Leiam-nas e perguntem se por vezes as coisas não seriam melhores nas vossas vidas e até no nosso país se elas tivessem sido aplicadas.
“Se fizer o que sempre fez, obterá o que sempre obteve. ” Anthony Robbins
“Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo.” Liang Tzu

Claudio Pereira

GrupoTT01/08

Sem comentários: