domingo, 4 de maio de 2008

"Caminho de Santiago"

Durante 8 dias percorri os 120 km que separam Valença de Santiago de Compostela,viagem de grande interesse cultural, espiritual e humano.
Vou tentar retratar aqui um pouco do que foi essa viagem.
O interesse por esta viagem surgiu pela necessidade de perceber o que leva milhares de pessoas de todo mundo a fazer o caminho.
Conta a história que Santiago foi decapitado na Palestina por Herodes Agripta em (42 d.c) sendo assim o 1º apóstolo a ser martirizado pela sua fé.
Seus dísciplos navegaram então até á Galiza e o sepultaram num local secreto.
Foram precisos 8 séculos até que um ermitão chamado Pelagio ao observar uma chuva de estrelas num determinado local do bosque, mandou que se fizessem escavações e ai foram encontrados os ossos daquele que se julga ter sido Santiago.
Desde ai a noticia se espalhou e de todo lado as pessoas caminhavam para conhecer a tumba do Santo.
Até hoje, julga-se que pelo menos 30.000 pessoas por ano fazem os diversos caminhos de Santiago pelas 3 vias possíveis, a pé, de bicicleta, ou a cavalo.
A minha experiência foi muito positiva, não tendo sido motivada pela religião, fui embalada pela alegria de um nova descoberta.
E assim foi, a cada dia a energia se renovava, a rotina do acordar cedo e caminhar,o encontro com a natureza, a conversa com novos amigos vindos de vários países com a mesma motivação.
Uma experiência a repetir pelo amor que se concentra, pela alegria de estar vivo, pela magia das coisas simples.







Rute Maria Ferreira


TT 01/08

Sem comentários: