sábado, 3 de maio de 2008

Dia da Mãe

Queria lembrar o Dia da Mãe, como não sei fazer poemas, nem a história do início das celebrações do Dia da Mãe. Resolvi fazer uma pesquisa por vários “sítios”, na Internet, e assim elaborar este pequeno texto, em homenagem a todas as mães incluindo a minha.


Dia da Mãe
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou.

Segundo reza a história as primeiras comemorações do Dia da Mãe começaram na Grécia Antiga, com as Festas da Primavera, em honra da Mãe de todos os dos Deuses “Rhea”.
Também em Roma o Dia da Mãe era celebrado em honra de “Cybele”, Mãe dos Deuses Romanos. O dia dedicado a esta Deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
No século XVII, a Inglaterra popularizou o "Domingo da Mãe", 40 dias antes do Domingo de Páscoa, como homenagem a todas as mães de Inglaterra. Nessa época ofereciam o dia de folga aos trabalhadores, para que todos celebrassem, este dia com as suas Mães.
Nos Estados Unidos, o Dia dedicado às Mães foi sugerido por Julia Ward Howe e algumas colegas em 1872, uniram-se para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz.
Mas o Dia da Mãe foi oficialmente criado pela norte-americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe em 1904, e decidiu fazer algo, na esperança de que a celebração de um dia dedicado à Mãe iria estimular a estima e consideração dos filhos para com os seus pais.
Os seus esforços criaram o efeito desejado, três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, o objectivo deste dia, era tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial. E é o que fazem praticamente em todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição a Padroeira de Portugal. Mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

Poema à Mãe
Humberto Reis

Dia da mãe ?
Mas por quê?
Pois se ela, todo o ano,
nos dá amor e carinho,
nos ampara, nos afaga
e nos dá tudo o que tem.

Sim, por que só nesse dia
nós lhe mostramos interesse?
A mãe merece presentes,
merece beijos, abraços,
carícias e muito mais.

Por isso nós dia a dia
vamos-lhe passar a dar,
com bondade, amor profundo.

Tendo sempre em pensamento,
seja qual for o momento,
que nenhum de nós sem ela
estaria agora no mundo.


Lili
TT02/08

Sem comentários: