sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O sistema de socorro e o 112

Bom dia a todos!

Aproveito esta minha primeira intervenção no blog, para a divulgação e esclarecimentos sobre o que é o 112 e como funciona o sistema de socorro em Portugal, principalmente no nosso distrito.

O 112 é o número europeu de emergência e têm como função a chamada de socorro em caso de acidentes, doenças, incêndios, assaltos, etc.



No nosso país, quando ligamos para este número somos atendidos pela PSP em Lisboa numa central com agentes formados para o efeito.


Ao entrar em contacto com esta central devemos rapidamente dizer o tipo de situação em que nos encontramos para a chamada ser canalizada para a central de emergência própria para o tipo de caso.



Em caso de incêndios a chamada será canalizada para o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), que será atendida por um operador de telecomunicações que fará teleconferência com o Corpo de Bombeiros da área em que se encontra e activam os meios necessários para essa ocorrência.

Em caso de acidentes ou doenças súbitas, a chamada será reenviada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em que será atendida por técnicos que farão uma triagem de toda a situação para posteriormente enviar veículos médicos ser houver justificação para tal e entrar em contacto com o Corpo de Bombeiros da área para enviar as ambulâncias necessárias ou outros meios de socorro.

No caso de assaltos ou situações graves em que seja relacionada com a autoridade, a chamada irá para a autoridade adequada.

Em todos estes casos, deve ser mantida a calma e devem ser fornecidos os seguintes dados:


- O tipo de situação (doença, queda, acidente, incêndio, assalto, etc)

- O número de telefone do qual está a ligar;

- A localização exacta e, sempre que possível, com indicação pontos de referência;

- O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;

- As queixas principais e as alterações que observa;

- A existência de qualquer situação que exija vários tipos de meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio (em caso de acidentes), etc.


Deve ter em conta que o tempo de chegada dos meios de socorro depende muito da distância, do trânsito e das condições meteorológicas, em que nesse espaço de tempo pode fazer tarefas importantes como sinalizar locais perigosos, obter mais informações ou prestar um primeiro socorro.


Também deve ter em conta que em caso de acidente em que as vítimas estão dentro dos veículos, nunca devem ser retirados nem movimentados do veículo, excepto em caso de incêndio ou explosão eminente…

Em todo o caso, para um socorro mais rápido aconselho a ligar sempre que possível para a entidade própria mais perto para o efeito, seja dos Bombeiros ou autoridade policial.


Para finalizar deixo o número de telefone das entidades do concelho de Torres Vedras que devemos ter o número de telefone gravado para um socorro mais rápido e eficaz:


Bombeiros Torres Vedras - 261 322 122

PSP Torres Vedras - 261 330 770

GNR Torres Vedras – 261 314 002

GNR Santa Cruz – 261 334 870


No caso de alguém estar interessado em acrescentar alguma informação a este tópico agradeço que deixe comentário que será bem vindo.


Espero ter sido útil!

Com cordiais cumprimentos para todos,


Pedro Barão

TT 01

2º dia de RVCC muito bom

Antes de mais boa noite a todos mais uma vez, passei por ca so por curiosidade e como não podia deixar de ser pensei em escrever alguma coisinha.
Gostei muito desta nova sessão de RVCC, foi muito boa para nos ficar-mos a conhecer um pouco melhor, cada vez tenho mais a certeza que vai ser uma turma a trabalhar muito bem e a empenhar-se a sério porque afinal o que todos nos gostariamos era de sair de lá com o reconhecimento do 12º ano na mão.
Aproveito tambem para desejar um bom fim de semana a todos.

Até quinta!!

Hernâni Lourenço
Grupo T T 03

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mais um dia

Olá a todos,
Hoje foi o meu segundo dia de RVCC no grupo tt03 (os todo o terreno) e posso dizer que foi uma experiencia muito gira e gratificante.
Estivemos a tentar convencer-nos uns aos outros que mereciamos o 12º ano e acreditem que fomos todos muito convicentes, cada um à sua maneira.
Não me estava a imaginar frente a uma turma de gente grande a tentar convence-los de que mereço estar ali e que mereço sair dali com o 12º ano. Se fossem pequenitos seria mais facil :)
Mas correu bem.
Estou a gostar muito desta nova experiencia, os colegas são 5 estrelas e eu agora quando à quinta feira saio do escritorio para ir às aulas costumo brincar e digo " vou ao psicologo", sim porque o Angelo é psicologo e este tempo passado com os meus novos colegas vale mais do que 10 sessoes de psicologias :)

A todos um Bom Fim de Semana e até quinta para uma nova ida ao psicologo :)

Otilia Duarte TT03

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vamos ter sucesso

Boa noite a todos os meus amigos do TT01.

Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como estudante ou como homem.
Vamo-nos aplicar para sermos bem sucedidos.

Rodolfo Batista
TT01

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Ambiente

O Ambiente

Hoje em dia fala-se muito do ambiente. A camada de ozono degrada-se, os rios estão poluídos, os Oceanos estão em transformação, a espécie animal corre riscos de extinção, a fauna, assim como possivelmente a espécie humana.
Nós humanos, temos ao longo dos tempos alterado o nosso modo de vida, devido ás exigências da sociedade, criamos coisas boas e coisas más tudo em prol da evolução, destruímos a pensar num futuro de sonho.
Finalmente começamos a olhar para a situação ambiental. Procurando formas de aproveitar, reciclando todo o tipo de desperdício, e também criando natureza.
Se todos participarmos, podemos desta forma tornar o mundo um pouco melhor.
O que acham?

Paulo Antunes

TT02

Saúde e Felicidades para todos

A Crise

Olá a todos os TT

Vou optar por falar sobre o assunto que nos assusta nos últimos tempos “a crise”, pois isto é um problema que afecta uma grande parte da população mundial. Estamos perante uma bola de neve que não se sabe onde, nem quando, vai parar. Será que tudo isto não podia ter sido evitado, é que existem tantos indicadores económicos e nenhum apontava para esta catástrofe, ou não se aplicou as medidas adequadas no tempo certo?

Uns andavam muito ocupados com a guerra, outros com a máquina fiscal, a meta do défice, que foi cumprida, devido ao esforço que foi pedido aos contribuintes (apertar o cinto). Todo o nosso esforço, foi para gastar milhões com aqueles que andaram a brincar aos administradores e fizeram aumentar as previsões do défice para o dobro. Podemos então continuar a apertar o cinto, pois “a crise” está aí e vai permanecer, mas que agora seja para alterar tudo o que está errado. Vamos diminuir as desigualdades sociais, tomar decisões certas na hora certa, e assumir os erros cometidos no passado e tomar uma postura mais humilde na vida política e social.
Temos o dever de arranjar forças, auto estima e alegria para que as depressões não tomem conta de nós, para que possamos ultrapassar este período menos bom, com novas ideias e projectos ambiciosos. Não podemos estagnar.
Desejo a todos os meus colegas TT o maior sucesso profissional e pessoal.

Telmo Neves TT03 /2009

O Voluntariado e a Protecção Civil

Caros amigos e colegas muito boa tarde.
Dado estar ligado aos Bombeiros e à Protecção Civil, e saber do número elevado de consultas a estes documentos, pensei em escrever-vos um texto, que certamente gostarão de ler, e ao mesmo tempo, ficarem mais sensíveis ao tema em questão. Espero que gostem.





TEMA: O VOLUNTARIADO NA PROTECÇÃO CIVIL



Decorre da própria lei que a Protecção Civil é uma actividade desenvolvida pelo Estado e pelos cidadãos, com a finalidade de, por um lado, prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave, catástrofe ou calamidade, qualquer que seja a sua origem, por outro, de atenuar os seus efeitos e socorrer as pessoas em perigo, quando tais situações ocorrem.

Assim, a participação dos cidadãos é fundamental, pois devem colaborar na pressecução dos fins da Protecção Civil.

Uma das formas pela qual a sociedade civil se manifesta em relação à
protecção colectiva, prende-se com a participação em organizações de base voluntária, ligadas ao socorro e salvamento.

Voluntário é todo o cidadão que de forma livre e desinteressada, aceita realizar com responsabilidade, acções para o bem comum, em áreas como: Socorro, busca e salvamento, apoio logístico, telecomunicações de emergência, acolhimento de pessoas, identificação de vítimas, apoio psicológico, restabelecimento de serviços essenciais, etc, etc.

É extremamente importante para a eficiência do trabalho voluntário, para além da boa vontade, abnegação e generosidade, a competência técnica e as competências individuais das pessoas, e a sua capacidade de trabalharem em equipa.

É efectivamente essencial a colaboração de voluntários de protecção civil, quer individuais, quer integrados em Associações, cuja actividade se irá desenvolver de forma complementar e subsidiária às competências próprias dos agentes de protecção civil, e das instituições que com eles tem especial dever de cooperação.

Em Portugal o Associativismo e o Voluntariado, é uma das áreas de actividade mais antigas, e de grande expressão Nacional.




Ela tem sido manifestada ao longo de décadas, em vários domínios de onde sobressaem: a acção social, a saúde e a protecção civil.

No âmbito da acção social e da saúde, surgiram desde o início, muitas instituições representadas hoje pelas Misericórdias e Mutualidades.
Estas instituições, tem-se desenvolvido, e hoje, no nosso País, ultrapassam as quatro mil.
No que respeita à protecção civil, continuam hoje a desenvolver-se as Corporações de Bombeiros Voluntários, que nascendo das comunidades locais, face à incapacidade do Estado para as proteger, prestam relevantes serviços à população portuguesa, substituindo a responsabilidade do Estado, face a essa protecção colectiva.

Hoje, cada vês se torna mais necessário, que os Serviços Municipais de Protecção Civil, possuam listagens, com as disponibilidades humanas e materiais, dos múltiplos sectores da sociedade civil, das suas áreas de acção, pois em caso de acidente grave, catástrofe ou calamidade, seguramente contribuirão para um melhor desempenho na prestação do socorro e actividades de apoio ao mesmo.

Qualquer sociedade moderna e humanizada, não pode prescindir do seu voluntariado, porque a sua participação é espontânea, directa e incondicional. Por isso muitas organizações antigas de voluntariado, constituem hoje, instituições de solidariedade social ou outro tipo de instituições que prestam relevantes serviços às comunidades.

Estou convicto, que assim será cada vês mais, pois o voluntariado sempre esteve ligado à protecção civil e é certamente indispensável que tal continue a ser no futuro, obviamente respeitando regras próprias.


Fernando da Silva Barão dos Santos - TT 01

O Voluntariado e a Protecção Civil

RECICLAR

RECICLAR ( Recolha de Monstros )

Caros amigos do processo RVCC

Sabiam que funciona no Munícipio de Torres Vedras,
um serviço de recolha gratuita de todos os :

- Colchões velhos?
- Electrodomésticos?
- Movéis?
- Outros resíduos volumosos?

Ligue 261 310 487 das 9h00 ás 16h00, nos dias úteis
para combinar o dia e o local da recolha dos « Monstros »



TT 01/09 Nuno Lourenço

Grupo TT 1

Olá, boa tarde pessoal do TT 1 de Torres vedras, pelos vistos não sou o último a vir aqui ao blog, faltam aqui testemunhos de muita gente, vamos embora com isto pessoal, isto é trabalho que tem que ser feito, por isso façam-no, temos que ter espirito de entreajuda uns com os outros para terminar o RVCC o quanto antes, o nosso responsável de curso vai ficar espantado com as nossas capacidades, eheh.

Luís Martinho

TT 1
Olá, eu sou a Paula do Grupo TT02, desculpem por ser tão tarde mas só agora é que consegui um pouco de "paz" nesta "guerra" que é a vida, ainda não tinha vindo ao blog, porque o resto da semana foi de gritos(trabalhos por acabar para serem entregues no sábado, pois estou a fazer formação prifissional, 6ªfeira á noite estive na Fisica a ajudar a montar os aparelhos de ginástica no pavilhão principal porque no sábado decorreu o torneio Josef Summer no qual os meus filhos participaram, no sábado depois de 7 horas de formação ainda fui á Fisica para quando terminasse o torneio ajudar a retirar todos os aparelhos para que o pavilhão ficasse livre, pois no domingo de manhã houve jogo de Hoquei, isto quer dizer que estive em pé até ás 3 da manhã.
No domingo tive espectáculo e para acabar bem o fim de semana entalei um dedo na porta do carro, deve ter sido do sono. Hoje fiz o rascunho das veredas mas ainda não acabei, por hoje é tudo até quarta feira o mais tardar... e desculpem este meu desabafo ...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

É certo que por vezes eu próprio sou bastante crítico, não com o meu país mas com a nossa ordem social, com a qual me sinto revoltado, indignado e tudo mais. Contudo acredito na nossa cultura riquissima, nos nossos recursos naturais tão mal aproveitados e no nosso povo trabalhador reconhecido por esse mundo fora. Precisamos acreditar, e melhorar-mos-nos naquilo que estiver ao nosso alcance, e se todos procurarmos dar o nosso melhor certamente faremos de Portugal um país melhor para nós. Por isso abracei este projeto, por acreditar que estou a evoluir, e todos vós que também acreditam que esse é o caminho, muitos parabéns,porque é um sinal positivo e acreditamos fazer um Portugal melhor.

Grupo TTo3

Paulo Ribeiro

Boas Vindas ao RVCC

Caros futuros colegas deste nosso novo desafio tão importante , espero que este processo decorra positivamente no seu global e acima de tudo vá ao encontro das nossas necessidades. Dado a variedade de idades e experiencias profissionais julgo que em harmonia conseguiremos ultrapassar o vasto trabalho que se avizinha .

. . . todos nós temos um valor , chegou a hora de o demonstrar e enriquecer !

TT 01 - Nuno Sequeira, 26 /01/09

Grupo TT02-Torres vedras 26-1-2009

ola a todos,eu sou o joao paulo do grupo tt 02.
gostei muito, do nosso primeiro encontro. o
facto do grupo, ser constituido por pessoas de
varias idades ,e de diferentes areas profissionais,
e,´realmente, muito positivo.a troca de experiencias,
de vida, sera´muito importante.

muitas felicidades.

joao paulo ferreira tt-02

Iniciação ao RVCC.

Boa tarde a todos,

Desde já permitam que me apresente, sou o Sérgio e tenho a honra de pertencer ao grupo TT02 do programa RVCC.

Alguém disse um dia "Burro velho não aprende". Pura ignorância de quem assim escreveu, eu prefiro outro diatado "Aprender até morrer".

Por razões de força maior fui forçado a interromper os meus estudos tinha eu 16 anos, para tal como a maioria de vós ir trabalhar. Durante a minha carreira profissional aprendi muita coisa que gostaria de ver reconhecido, assim aproveitei esta oportunidade e candidatei-me a este processo de RVCC, que espero que me prepare ou que me mostre as minhas lacunas de forma a poder mais tarde enveredar pelo ensino superior.

A todos os colegas deste e de outros grupos desejo força e boa sorte, penso que será preciso muita força de vontade pois a maioria de nós tem uma vida profissional e pessoal muito ocupada, pelo que é necessário arranjar um espaço para esta fase das nossas vidas. Espero que seja rápido e que no fim todos possamos sorrir e saber mais um pouco, pois como tambem alguem disse"O saber não ocupa lugar."

Eu não sou muito de provérbios, mas houje deu-me para isto e vocês é que têm de levar comigo.

Bem haja a todos e até quarta feira.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Emigrante/Emigrar?

Ola, boa noite pessoal TT
desta vez venho fazer um pequeno comentário ao texto de boas vindas do Angelo, pois na minha opinião este adapta-se mesmo aos "nossos" emigrantes que não querem por nada voltar ao nosso Portugal, estão habituados ao excelente ensino, segurança social, apoios finançeiros e alguns euros na carteira, coisa que em Portugual não existe.
Para eles Portugal só para passar férias, muito sol, praia e bom tempo, coisa que desta vez ao contrário, eles não têm.

Maria do Carmo
TT003
Boa tarde a todos os novos colegas dos TT

Para começar quero desejar as maiores felicidades a todos os colegas neste novo desafio.
O reconhecimento, validação e certificação de competências traduz-se num processo que permite a cada um de nós, pela apresentação de resultados da nossa experiência de vida, de trabalho, de formações, identificar as competências que fomos adquirindo, permitindo que sejam, posteriormente, validadas e certificadas.
Boa sorte e um bom fim de semana para todos.
Roberto Santos
TT 02

olá TaTatianos : ) ...

Boa tarde a todos os interessados ou não.
Os meus parabéns pela apresentação, pelo grupo em si, pelas diferentes idades e principalmente pela vontade de todos estarem interessados em evoluir.
acredito que TT03 será diferente e deixará a sua marca.
espero conseguir os meus objectivos e todos vocês também.

Boa sorte a todos os TaTatianos e até breve

Joana Vitor TT03
Olá, bom dia a todos os TT"s"
O não ter sido dos primeiros a inserir uma mensagem no Blog deu-me a possibilidade de ler as opiniões de alguns/algumas colegas de "TT", que na maioria partilho,mas sublinharia aqui o texto com o titulo Teimosia, do colega José Leal,que li, também com um sorriso nos lábios.
Primeiro pela forma como está estruturado, deixando transparecer a vontade de ir sempre mais além enquanto ser humano, mas principalmente porque espelha fielmente também o meu caso.
Penso que sou o sénior destes grupos, (pelo menos sou do grupo TT03) e também eu terminei o ensino primário (o único a que tive acesso) à cinquenta e um anos, e também me interrogo, para quê?
Chego à mesma conclusão e resposta: Que o desenvolvimento do ser humano e a sua necessidade de aprendizagem é um processo sempre incompleto, e por isso cá estou.
Resta-me acrescentar que transito do processo de RVCC do nono ano e deixar uma palavra de confiança para os colegas que expressaram algum receio sobre as dificuldades que nos esperam.
Vão ver que "não dói nada".
Cumprimentos a todos
Frederico Luis TT03

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Boa noite a todos!!!
Como uma colega ja referiu tambem eu gostei muito do pimeiro dia do processo RVCC, a forma como nos apresentamos foi muito gira e original, mas principalmente acho que foi muito boa porque na "brincadeira" ficámo-nos a conhecer um pouco melhor. Espero que todos consigamos atingir os nossos objectivos e de preferência o quanto antes, mas para isso temos de meter "mãos á obra", eu ja comecei! E como o Anjelo disse que pelo menos um crédito conseguiamos so por escrever uma mensagem, eu já tenho o meu.
Desejo a todos os colegas boa sorte e vontade para fazer o trabalhinho que nos foi pedido, ate quinta.

beijinhos e abraços
Hernâni Lourenço

A primeira aventura dos TT03

Olá, boa noite a todos os novos amigos do TT03.

Antes demais quero desejar a todos as maiores felicidades nesta nova aventura que nos propusemos viver.

Gostei bastante deste grupo que parece ser bastante divertido e ao mesmo tempo muito empenhado em superar os objectivos propostos.

O modo como correu a apresentação foi muito original e divertido, serviu para ficarmos à vontade e rir um pouco (deu para quebrar algum "gelo" que poderia existir).

Não sei se convosco se passou o mesmo, mas na viagem de regresso a casa já dei comigo a pensar na minha auto-biografia.

Ao chegar a casa cheio de fome, pois não houve intervalo para a malta petiscar ou fumar!!!!, a primeira coisa que fiz depois de dar uma beijoca ao João Francisco, o meu tesourinho de sete meses que está doentito, foi começar a procurar alguns documentos que gostava de incluir no meu portefólio.

Serei apressado?? Penso que não, mas vinha entusiasmado da primeira aula e não quis deixar as coisas arrefecer e meti logo mãos ao trabalho.

Ideias não me faltam só é preciso organizá-las e metê-las no devido lugar (que parece ser o mais difícil!!!).

Como faço TT o nome do grupo pareceu-me familiar. Só que fiquei curioso com o número 03 e vejam só o que descobri:

O três (3) é o número natural que segue o dois e precede o quatro.
O 3 é o segundo
número primo e o primeiro número primo ímpar. Para além disso, o 3 é o primeiro número primo de Fermat (n = 0), e o número primo de Fermat seguinte é o 5. É o segundo número primo de Sophie Germain e o segundo número triangular.

Simbologia
O número 3 tem uma grande importância simbólica de união e equilíbrio, aparecendo na
Santíssima Trindade, nos três poderes (jurídico, executivo, legislativo), em Os três mosqueteiros etc, sendo recorrente sua presença na literatura e nas artes.
Três também é um número chave da democracia, pois é a quantidade mínima de pessoas necessárias para que se consiga tomar uma decisão em grupo.
Também é conhecido sexualmente em
Ménage à trois.
O três também é usado como pedida de socorro. Para pedir socorro no deserto ou em alguma outra região, basta fazer três fogueiras, porque três é um código mundial.


Um bom fim-de-semana a todos e até para a semana.

Mário Dias



Portugal

Boa noite, sou mais um candidato às novas opurtunidades, inserido no grupo tt01 e não pude deixar de comentar as palavras do nosso amigo Angelo.
Portugal não sendo um país perfeito é o que nós temos por isso devemos defende-lo e nunca denegri-lo, fazer um esforço para torna-lo melhor isso sim é uma tarefa que todos temos em comum.
Basta-nos olhar para o sol, o mar e o clima para ver-mos que estamos instalados num dos melhores cantinhos do mundo, por isso só temos razões para estar-mos felizes com a sorte que nos coube.
Assim sendo vamos todos dar um contributo para que as condições sociais e todas as outras que estão menos bem mudem para melhor, por vezes com simples gestos se consegem grandes resultados.

Um abraço amigo

António Sales
tto1

Santa Paciência



Pois é ...coragem, muita coragem Dr. Ângelo,este TT03 promete.


Força a todos, e a mim também.





Helena Santos

1º Dia TT003

Boa noite, em primeiro lugar gostaria de partilhar com alguns dos colegas em principal com as "mães" que fazem parte deste desafio, que estou á meia hora a tentar escrever alguma coisa mas ao mesmo tempo tenho de estar a dar apoio á minha filha de 7 anos a fazer os trabalhos de casa, que por sinal são sempre bastantes independente de ser dia de semana ou fim de semana, não vai ser fácil!!
Bom mas isto vamos ter de ultrapassar, porque julgo e espero que partilhem da mesma opinião, o 1º dia foi espectacular, eu gostei muito do modo como fomos apresentados e que demos a conheçer algo de nós.
Estou crente que vao ser uns meses de trabalho bem passados pois da minha parte precisava de algo que me fizesse sentir que "existo" e que a minha vida não tem sido em vão mas que tenho algo que possa partilhar e ao mesmo tempo receber com e de outras pessoas.
Não vos maço mais com lamexices, e vamos ao trabalho que é o que interessa.
Até quinta.
Maria do Carmo TT003
Crise qual crise Boa noite caros amigos.¬Muito se fala de crise mundial a qualquer lugar que vá actualmente só ouço falar em crise, crise nos bancos, do endividamento das famílias, crise no trabalho ect… mas no entanto há algo que não entendo e me deixa bastante preocupado para o futuro.Porque motivo os hotéis de luxos estão sempre com taxa de ocupação elevada, porque motivo vejo políticos a viverem á grande e á `francesa´ enquanto o pais esta em crise, as nossas ultimas festas de natal e ano novo foram as que se gastou mais dinheiro e isto preocupa-me muito amigos e deve haver uma explicação, eu tenho a minha. O que mais me irrita e aborrece ate nem são estas pequenas observações mas sim o facto da crise ser desculpa para tudo, pois uma loja fecha dez empregados despedidos e a culpa e da crise, uma fabrica encerra «pois vai para um pais que lhes dão mais benefícios fiscais» e a culpa e da crise, um trabalhador trabalha um mês inteiro no final do mês o patrão não lhe paga e a culpa e de quem meus amigos? Pois é é da crise claro, e assim os ricos continuam mais ricos e impunes e os pobres cada vês mais pobres e desamparados. Pois é amigos anda ai muita gente a aproveitar-se desta crise.Um abraço amigos Miguel santos TT03 /2009

Teimosia

Começo com um sorriso nos lábios. Não deixa de ser curioso: em criança não pude estudar, foi já em adulto que consegui uma formação média (razoável, à distância de quase cinquenta anos). Depois, o casamento, o afastamento dos centros onde poderia evoluir, mas - sobretudo - o "deixa andar", para o qual arranjamos sempre mil desculpas (falta de condições, o trabalho, a família, a ausência de objectivos...). Agora, o "voltar à escola": sentir a pressão das metas a cumprir, do "não ficar mal perante os outros", da necessidade de pesquisa, de queimar algumas pestanas. E, para quê? Não sei bem para quê, mas sei por quê: porque há "outros saberes" para além da rotina diária (casa/trabalho/televisão/pouco mais...), porque qualquer pessoa é um livro por terminar, sempre pronto para melhor preencher e... porque sou um bocadinho teimoso. Por que não?
Talvez por isso este sorriso, talvez por isso já ontem durante a apresentação deste processo eu senti vontade de sorrir... pela oportunidade de rever e relatar a minha experiência de vida (e eu que "não gosto nada de falar de mim"...), por me aperceber que há ferramentas (quais "saca-rolhas") para nos ajudarem a por cá fora o que nós nem nos lembrávamos que tínhamos cá dentro.
Depois, a simplicidade de todos os colegas do grupo e a facilidade de comunicação do formador. Não poderia (é a minha opinião) ter melhores razões para encarar mais esta tarefa com um sorriso e expectativas muito positivas... só pode vir a ser uma gratificante experiência.

José Leal - TT02

Conquistadores a Crédito!!!

Boa Tarde,

Na minha modesta opinião, o povo Português em toda a sua história viveu momentos de glória e momentos de fracasso extremo. Já fomos grandes conquistadores, mas perdemos tudo o que conquistamos.
A nossa sociedade em geral, é desmotivada, triste, pouco trabalhadora e acima de tudo desiludida, sempre com o preconceito de que a vida dos vizinhos é melhor do que a nossa (somos verdadeiros conquistadores a crédito).
Damos demasiado valor ao que os outros fazem no exterior, desvalorizamos as nossas capacidades, entrando num estilo Ibérico de queixume e de dificuldades (discurso a que já estamos habituados).
Somos um País de grandes capacidades, onde já nos foi entregue desafios e projectos que conseguimos concretizar com muito sucesso (Expo 98, Europeu Futebol, etc) porque acreditamos que era possível.
Será que conseguimos viver constantemente com optimismo valorizando o que é nosso?
Não!!! Conseguimos erguer... mas não conseguimos manter. Somos liderados, manipulados e influenciados por grupos empresariais, comunicação social e por uma democracia que prefere ter um povo Português sem voz e derrotista.
Portugal é um País onde as oportunidades não são iguais para todos, onde existem os filhos e os enteados, fazendo-nos por vezes desistir antes de começar com pessoas que não olham a meios para atingir fins.
Existem muitos aspectos a melhorar, mas para mim Portugal e a sua sociedade continuaram a ser um povo único, respeitado e admirado por esse mundo fora, os malabaristas das dificuldades, conseguindo de uma forma incrível ultrapassar os obstáculos que nos aparecem pela frente.

Somos o País do “porreiro pá”

Rui Miguel Veloso Silva TT01 / 2009

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Grupo Todo Terreno TT03

Hoje começou a Certificação do Grupo Denominado TTo3, de repente até parece um grupo de Todo o Terreno e de certa forma até vamos ser.
Neste grupo de 20 pessoas ( perdoem-me se contei mal) acho que vamos ter que ser muito bons condutores para percorrermos o percurso sinuoso com que nos vamos deparar para atingirmos a nossa meta!
Somos todos diferentes mas estamos todos empenhados num objectivo…finalizarmos o 12º ano o mais rápido possível com o máximo de créditos.
Cada um a conduzir à sua maneira, desejo que todos juntos consigamos alcançar a meta final, partilhando experiencias e conhecimentos que poderão vir a ser úteis a todos.
A todos boa viagem até à meta final!

Otília Duarte

TEMOS QUE SER MAIS PATRIOTAS...

Temos por obrigação sermos mais patriotas,pois não adianta nada estarmos sempre a dizer mal de Portugal,temos é que arregaçar as "mangas" e tentar sermos mais unidos e criativos.Temos a obrigação de ter um papel mais activo na sociedade,sermos mais humanos,mais humildes pois só assim podemos melhorar como pessoas, logo ao sermos melhores pessoas estamos a melhorar as condições do nosso país e de tudos os portugueses...A UNIÃO FAZ A FORÇA.

TT02,Magda Quina

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Mensagem de Boas Vindas aos grupos TT01/02/03 de 2009


Por vezes o povo português desvaloriza o seu país ou atribui-lhe adjectivos pouco positivos, pois existem alguns problemas de ordem social que desagradam a muitos. No entanto Portugal tem também aspectos positivos.
Deixe a sua opinião sobre este tema ou outro tema à sua escolha.
Ângelo Teodoro