quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Conquistadores a Crédito!!!

Boa Tarde,

Na minha modesta opinião, o povo Português em toda a sua história viveu momentos de glória e momentos de fracasso extremo. Já fomos grandes conquistadores, mas perdemos tudo o que conquistamos.
A nossa sociedade em geral, é desmotivada, triste, pouco trabalhadora e acima de tudo desiludida, sempre com o preconceito de que a vida dos vizinhos é melhor do que a nossa (somos verdadeiros conquistadores a crédito).
Damos demasiado valor ao que os outros fazem no exterior, desvalorizamos as nossas capacidades, entrando num estilo Ibérico de queixume e de dificuldades (discurso a que já estamos habituados).
Somos um País de grandes capacidades, onde já nos foi entregue desafios e projectos que conseguimos concretizar com muito sucesso (Expo 98, Europeu Futebol, etc) porque acreditamos que era possível.
Será que conseguimos viver constantemente com optimismo valorizando o que é nosso?
Não!!! Conseguimos erguer... mas não conseguimos manter. Somos liderados, manipulados e influenciados por grupos empresariais, comunicação social e por uma democracia que prefere ter um povo Português sem voz e derrotista.
Portugal é um País onde as oportunidades não são iguais para todos, onde existem os filhos e os enteados, fazendo-nos por vezes desistir antes de começar com pessoas que não olham a meios para atingir fins.
Existem muitos aspectos a melhorar, mas para mim Portugal e a sua sociedade continuaram a ser um povo único, respeitado e admirado por esse mundo fora, os malabaristas das dificuldades, conseguindo de uma forma incrível ultrapassar os obstáculos que nos aparecem pela frente.

Somos o País do “porreiro pá”

Rui Miguel Veloso Silva TT01 / 2009

Sem comentários: