Bom dia a todos!
Aproveito esta minha primeira intervenção no blog, para a divulgação e esclarecimentos sobre o que é o 112 e como funciona o sistema de socorro em Portugal, principalmente no nosso distrito.
O 112 é o número europeu de emergência e têm como função a chamada de socorro em caso de acidentes, doenças, incêndios, assaltos, etc.
No nosso país, quando ligamos para este número somos atendidos pela PSP em Lisboa numa central com agentes formados para o efeito.
Ao entrar em contacto com esta central devemos rapidamente dizer o tipo de situação em que nos encontramos para a chamada ser canalizada para a central de emergência própria para o tipo de caso.
Em caso de incêndios a chamada será canalizada para o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), que será atendida por um operador de telecomunicações que fará teleconferência com o Corpo de Bombeiros da área em que se encontra e activam os meios necessários para essa ocorrência.
Em caso de acidentes ou doenças súbitas, a chamada será reenviada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em que será atendida por técnicos que farão uma triagem de toda a situação para posteriormente enviar veículos médicos ser houver justificação para tal e entrar em contacto com o Corpo de Bombeiros da área para enviar as ambulâncias necessárias ou outros meios de socorro.
No caso de assaltos ou situações graves em que seja relacionada com a autoridade, a chamada irá para a autoridade adequada.
Em todos estes casos, deve ser mantida a calma e devem ser fornecidos os seguintes dados:
- O tipo de situação (doença, queda, acidente, incêndio, assalto, etc)
- O número de telefone do qual está a ligar;
- A localização exacta e, sempre que possível, com indicação pontos de referência;
- O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
- As queixas principais e as alterações que observa;
- A existência de qualquer situação que exija vários tipos de meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio (em caso de acidentes), etc.
Deve ter em conta que o tempo de chegada dos meios de socorro depende muito da distância, do trânsito e das condições meteorológicas, em que nesse espaço de tempo pode fazer tarefas importantes como sinalizar locais perigosos, obter mais informações ou prestar um primeiro socorro.
Também deve ter em conta que em caso de acidente em que as vítimas estão dentro dos veículos, nunca devem ser retirados nem movimentados do veículo, excepto em caso de incêndio ou explosão eminente…
Em todo o caso, para um socorro mais rápido aconselho a ligar sempre que possível para a entidade própria mais perto para o efeito, seja dos Bombeiros ou autoridade policial.
Para finalizar deixo o número de telefone das entidades do concelho de Torres Vedras que devemos ter o número de telefone gravado para um socorro mais rápido e eficaz:
Bombeiros Torres Vedras - 261 322 122
PSP Torres Vedras - 261 330 770
GNR Torres Vedras – 261 314 002
GNR Santa Cruz – 261 334 870
No caso de alguém estar interessado em acrescentar alguma informação a este tópico agradeço que deixe comentário que será bem vindo.
Espero ter sido útil!
Com cordiais cumprimentos para todos,
Pedro Barão
TT 01
Sem comentários:
Enviar um comentário