quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Biodiversidade

Quando fazemos um passeio pelo campo ou apreciamos uma linda paisagem, não nos damos conta da diversidade de espécies que nos rodeiam. Por outro lado, quando deitamos lixo para o chão, pisamos as dunas e as plantas não nos apercebemos que estamos a acabar com essa diversidade. Raramente nos damos conta da quantidade de funções que a biodiversidade tem em todos os ecossistemas, assim como a sua importância no ciclo do ar e da água, na reciclagem dos nutrientes, na descoberta de produtos para tratamento de doenças, como fonte de alimento ou até mesmo como uso para recreio.

Actualmente, o valor da biodiversidade não reside apenas na beleza de uma paisagem ou na manutenção de espécies em vias de extinção, mas o facto da nossa sobrevivência neste planeta depender da sua conservação.

A biodiversidade não só fornece benefícios directos, como também garante um sistema de suporte da vida. Ela tem um importante papel na reciclagem dos elementos essenciais, como o carbono, o oxigénio e o azoto. É igualmente responsável por mitigar a poluição, proteger os lençóis de água e combater a erosão dos solos. Também na agricultura a biodiversidade é importante pois possibilita aos agricultores encontrarem e cruzarem diferentes variedades de modo a obter maior resistência e produtividade. Nos oceanos o valor da biodiversidade é também inquestionável, pois para além da grande produção de oxigénio e o consumo de dióxido de carbono, os oceanos são uma grande fonte de recursos alimentares. Outra das áreas onde não nos damos conta da presença da biodiversidade é na medicina, mas estamos muito enganados, pois, mais de 70% dos medicamentos mais habitualmente prescritos têm origem na natureza. Também grande parte das drogas sintéticas, incluindo o ácido acetil salicílico da aspirina, foram descobertas inicialmente em plantas e animais selvagens. Para além de todos estes benefícios, a biodiversidade dá-nos muitas oportunidades recreativas e de valor estético, tais como a pesca desportiva em água salgada, o mergulho ou um simples passeio pelo campo, assim como também cria inúmeros postos de trabalho. A perda da biodiversidade pode mesmo ameaçar a segurança nacional, pois já podemos observar diversos conflitos internacionais sobre a água, os solos e outros recursos naturais.

Penso que todas estas razões apresentadas acima, cheguem para fazer cada um de nós pensar no seu papel como cidadão, pois se cada um fizer a sua parte, tenho a certeza que irá ser muito mais fácil evitar a perda da biodiversidade.
Se tiverem mais alguma coisa a acrescentar agradeço que o façam.

Hernâni Lourenço
TT03

1 comentário:

Anónimo disse...

Um dia caro colega, ainda te vou ver levar os caixotes da reciclagem para a formaçao ahahhah
beijitos e bom fim de semana
(Confessa lá esta semana tiveste saudades da ida ao psicólogo) :)
Otilia Duarte