quinta-feira, 4 de junho de 2009

Alerta

O calor está aí e claro quase todos gostam de praia mas, por favor usemos o bom tempo com cautela, aquilo que os médicos dizem em relação as horas de maior ou menor calor, é mesmo verdade. Todos os anos, infelizmente, dão entrada nos nossos hospitai muitas pessoas com queimaduras solares. Quando é um adulto, penso eu, a culpa é sua porque não quis, ou não tomou as precauções devidas. E quando é uma criança, um bebé de meses? Não tem outra hipótese senão estar onde os pais o levam, logo não tem culpa nem deve sofrer com tais consequências. Não sou médico, nem enfermeira mas sou pai e vejo todos os anos pessoas a chegarem a praia á hora que eu eos meus filhos nos vamos embora,11 horas o mais tardar, saímos sempre a essa hora, porque o tempo de viagem também conta para o calor.Já agora, ponham sempre um bom protector solar aos filhos,óculos de sol, boné e t-shert,de prferência de cores claras e muita água. Mesmo que eles digam que não têm sede.
Uma quieadura é um problema muito sério, pode incapacitar-nos e até trazer consequências graves no futuro!
Já agora fica o alerta, se o seu filho sofrer uma queimadura, por muito ligeira que lhe pareça, leve-o ao hospital dona estefania. É o único no país com uma unidade para queimados pediatricos.
Obrigada pelo tempo disponibilizado.

Marcos Medina - TTo2

quinta-feira, 28 de maio de 2009

UM DOMINGO BEM PASSADO

Em conversa com um amigo de infância da minha aldeia, denominada Matas, freguesia e concelho de Lourinhã, sobre os mais diversos assuntos de tempos idos, começando nas tropelias da escola primária até à adolescência, abordando, como não poderia deixar de ser, os episódios da nossa passagem pela guerra do Ultramar.
 Ele, Fusileiro Especial, percorreu quase todos os rios e riachos da zona Norte da ex-província de Angola, relatados alguns episódios mais acérrimos com o lado oposto e como se tal não chegasse, ainda teve que lutar com os inúmeros "Amigos crocodilos" que espreitavam o mínimo descuido de quem invadia o seu território!
Remexendo um pouco mais fundo do meu "Baú", também relembrei alguns episódios do Rânger - Operações Especiais, levados a efeito numa outra ex-província - Guiné, mais pequena em território, mas... grande em episódios de "guerra", dado a sua configuração e proximidade de outros países que também contribuíam e ajudavam à "festa"!
Bom, com esta conversa sobre a ocupação de quase 4 dos nossos melhores anos de juventude, surgiu-nos uma ideia brilhante:-relembrar os "companheiros" da n/ aldeia que prestaram serviço militar no Ultramar!
Iniciamos a lista de nomes, com muita surpresa, apercebemo-nos que esta já se alongava para além de uma folha A4.
Marcamos um 1.º  encontro, para reunirmos nomes e contactos dos que se encontravam mais longe e nomeada uma comissão de 3 elementos para preparar e realizar o 2.º encontro, desta vez com um almoço para os visados e familiares.
 Assim aconteceu no passado Domingo, dia 24, onde compareceram umas dezenas de pessoas na Associação local, após um belíssimo almoço, fizemos uma exposição das "recordações da guerra", com fotos, fardas, galhardetes, louvores e literatura sobre a matéria, bem assim como um esboço para construirmos um "Memorial dos ex-combatentes do Ultramar", aprovado pelos presentes, tendo como objectivo, ficar bem patente no mesmo, os 38 combatentes, distribuidos pelas 3 ex-províncias do Ultramar, que por incrível pareça, TODOS regressaram com vida à sua terra Natal! 
Assim se possou um belo dia de Domingo em salutar convívio, mui familiar, ultimado com um gostosíssimo chá de plantas verdes, que acompanhou as "Velhós" tão doces, macias e quentinhas, planeando novo encontro para tornar mais próxima a realização do MEMORIAL, a ser implantado bem no centro da aldeia, para que os filhos dos nossos filhos se possam orgulhar dos "Soldados conhecidos"!

João Augusto
ST-02/2009
REFLEXÃO SOBRE EVOLUÇÃO E PANDEMIAS.

Ao longo da história, as epidemias provocaram mais mortes do que todas as guerras. Entre os séc. XIV e XVIII ocorreram nada menos que 10 pandemias provocadas pelo vírus influenza e em 1918/19 a gripe matou cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.
Descobriram-se medicamentos para combater os vírus e a seguir, estes sofrem mutações e tornam-se resistentes aos medicamentos existentes como o HIV, para cujo vírus ainda não se conhece resposta.
Apareceram recentemente o H5N1 e agora o H1N1 e não se sabe quantos mais virão!
Já pensaram que o homem, apesar de ter evoluído e ter ao seu dispôr novas tecnologias e o avanço da medicina que lhes permitem mais rápidamente detectar, prevenir e antecipar a propagação das doenças, continua tão vulnerável quanto os seus antepassados, porque essas mesmas tecnologias, permitem-lhe deslocar-se em poucas horas pelos vários continentes e assim espalhar rápidamente qualquer vírus, dando origem a pandemias.

Helena Augusto
TT 01-2009

quarta-feira, 27 de maio de 2009

ANEDOTA OPORTUNA.
Um ministro português, recebeu em Lisboa um ministro angolano. Simpático, o ministro português convidou o outro a ir lá a casa. O ministro angolano foi e ficou espantado com a bela vivenda, localizada em bairro chiquérrimo e com piscina. Com a informalidade dos luandenses, pôs-se a fazer perguntas:
- Com um ordenado que não chega a cinco mil euros limpos, como é que o meu amigo conseguiu tudo isto? Não me diga que era rico antes de ir para o Governo?
O ministri português sorriu, disse-lhe que não, antes não era rico. E em jeito de quem quer dar explicações, convidou o outro a ir até à janela.
- Está a ver aquela auto-estrada?
- Sim, respondeu o angolano.
- Pois ela foi adjudicada por 100 milhões. Mas, na verdade, só custou 90...disse o português, piscando o olho.
Semanas depois, o ministro português foi de viajem a Luanda. O angolano quis retribuir a simpatia e convidou-o a ir lá a casa.Era um palácio, com varandas viradas para o pôr-do-sol do Mussulo, jardins japoneses e piscinas em cascata.
O português nem queria acreditar, gaguejou perguntas sobre como era possível um homem público ter uma mansão daquelas!
O angolano levou-o à janela:
- Está a ver aquela auto-estrada?
- Não...!!!!
- Nem eu...


João Augusto 
ST-02/2009
João Aug

Portatil TMN

Olá Pessoal em especial do TT03
Já algum de vós que pediu computador da TMN o recebeu??
Obrigada
Otília Duarte

domingo, 10 de maio de 2009

Será mesmo " 1 pau de 2 bicos"?

Em relação ao comentário do colega Frederico,venho expressar a minha opinião,não sendo totalmente de acordo com o exposto.
Relativamente à Ajuda Humanitária no Terceiro Mundo, temos de ter em atenção que esta não deve ser apenas entendida para os países ditos do Terceiro Mundo, mas sim para todas as populações. É importante relembrar, que também em Portugal existem Associações que prestam Ajuda Humanitária aos mais desfavorecidos ( idosos; sem-abrigo;pessoas com deficiência...)e que por sistema a nossa sociedade tem tendência a ignorar.
Esses povos não tem outra meio se subsistência, sendo a ajuda internacional a unica forma de sobreviverem. Não vejo que os estejamos a acostumar mal, mas sim, que ainda é pouco o que fazemos por eles. É fácil calar, o que é dificíl é ensinar a falar. Os governos dos países desenvolvidos, se na realidade estivessem interessados em acabar com o sofrimento dos mais desfavorecidos empenhariam-se de uma outra forma, pois o armamento que é vendido e a exploração dos seus recursos, faz com que esses países não evoluam.

Ajudas Humanitárias "1 pau de 2 bicos"?

Todos sabemos que as ajudas humanitárias são a única réstia de esperança para milhares de almas que residem nos países apelidados de Terceiro Mundo. Os bens básicos como alimentação, vestuário e cuidados de saúde são muitas vezes a tão esperada salvação de homens, mulheres e crianças que convivem diariamente com a miséria extrema, doenças há muito erradicadas nos países mais desenvolvidos e as constantes guerras de origem étnica ou territorial que assolam os seus países. Mas será que estas ajudas têm apenas um lado positivo?
Ou será que estas boas intenções poderão, sem querer, ter um lado mais negro?
Não se estarão a acostumar mal estes povos, a subsistirem apenas das ajudas que lhes chegam dos quatro cantos do mundo?
E não se estará por um lado a prolongar o sofrimento destas milhares de famílias, ao enviar as ajudas, que muitas das vezes acabam por cair nas mãos de guerrilheiros, abastecendo-os e de certo modo "ajudando-os" a manterem-se para assim continuarem as suas guerras, repletas de histórias de carnificina a civis inocentes?
Estarão os países desenvolvidos a conseguir cumprir o seu objectivo de ajuda internacional ou estarão apenas a fazer com que a situação nos países desenvolvidos não "saia da cepa torta"?



Frederico Pereira Anacleto TT03

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Mundo Virtual do Papa


Como se tem falado muito da visita do papa Bento XVI ao continente africano e do que ele falou sobre os preservativos, apeteceu-me deixar aqui a minha opinião sobre este assunto.
Como católica, as declarações de sua santidade entristeceram-me e penso que à maioria da igreja e comunidades do mundo inteiro. Penso que é um desrespeito a quem trabalha afincadamente (e muitos fazem-no voluntariamente) para alertar para a necessidade de utilizarem os métodos contraceptivos, bem como a quem convive diariamente com o flagelo das doenças sexualmente transmissíveis, que alastram nesse continente.
Possivelmente sua santidade não analisou, pormenorizadamente, o "Relatório sobre a Epidemia Mundial do HIV/SIDA - 2008", caso contrário teria percebido que o continente africano continua a ser o mais afectado pelo vírus da Sida. A ONU revela ainda que existiam 400 mil órfãos de sida até aos 17 anos em Moçambique, enquanto em 2001 esse número era de 120 mil.
Se a sua posição é que "não se pode resolver o problema da sida com a distribuição de preservativos, pelo contrário, a sua utilização agrava o problema" qual será a sua solução para a (urgentíssima) diminuição da taxa de natalidade no continente africano? Estará sua santidade plenamente consciente das suas faculdades mentais, ou estarão em défice? Qual será o mundo em que ele vive?
Célia Melo, TT03/09

domingo, 22 de março de 2009

Células estaminais? Criopreservação?O que fazer?

O assunto ainda não é unanimemente aceite ou compreendido entre todos nós. Contudo para as futuras mães (como eu) é um tema que nos tira algumas horas de sono.

Numa primeira fase, parece-me que a decisão está desde logo tomada, se houver capacidade financeira, obviamente que nem eu nem outras mães ire-mos abdicar da preservação das células estaminais.

Acima de tudo trata-se de uma questão de consciência, obviamente se tiver capacidade de aderir a tal processo e não o fizer, vou arrastar comigo durante o resto dos meus dia a angústia de tal vir ou não a ser necessário, e já não quero pensar se efectivamente algo de mau vier a acontecer, aí não sei o que iria fazer….

Mas antes de mais quero deixar claro que vou fazer a crioperservação das células estaminais, não porque os médicos me dizem que é um seguro de vida, mas sim porque a minha consciência assim o exige, e felizmente tenho alguma capacidade financeira, ainda que pouca.

Todavia, decidi falar sobre o tema em título, porque nos meus instantes de reflexão e pesquisas efectuadas, muitas suspeitas se levantaram:

Quem me garante que só eu ou os meus é que vamos beneficiar das células crioperservadas?

Os laboratórios dizem que só os pais, ou filhos (depois de atingirem os 18 anos) o podem decidir.
Será mesmo assim?

Obviamente que, se os meus filhos, eu, o meu marido ou os meus familiares, não precisarem, estaremos disponíveis para as ceder a quem precise, e aqui não se colocam entraves a raças, etnias ou religiões.

Porem, vou levantar mais uma “lebre”. Será que se uma qualquer família poderosa e abastada, precisar das minhas células estaminais (por serem compatíveis) e acenarem com muitas notas aos responsáveis do laboratório, as mesmas não serão “vendidas” e posteriormente me comunicarão que houve um problema qualquer e as ditas células foram destruídas? Não quero pensar nisso, mas todos sabemos como (infelizmente) funciona o nosso País! Olhemos para os casos Freeport, SIRESP, Casa Pia ou Apito Dourado….

Há ainda outro aspecto que me deixa preocupada, será eticamente correcto os laboratórios de crioperservação mexerem com o que demais intimo/precioso temos?

Obviamente, e agora vou-me repetir, não há pais que (tendo possibilidades) não façam a criopreservação, mas parece-me incorrecto que os laboratórios não clarifiquem o processo.

Apurei (em algumas pesquisas que efectuei) que não é certo que seja possível preservar as células durante os períodos vendidos, 20 ou 25 anos! Porquê os laboratórios ocultam esta informação? Será por interesse económico? Talvez…

Será então que não serve para nada a Crioperservação?

"Nestes milhares de sacos de sangue congelado em todo o mundo há três casos de sucesso, portanto, não se pode dizer que não serve para nada, mas o que se pode dizer é que a probabilidade de utilização é muito baixa e, provavelmente para todos os casos, há alternativas"

(Manuel Abecassis, responsável pela unidade de transplantação de medula óssea do Instituto Português de Oncologia)

Para concluir, vou deixar algumas definições para que se consiga perceber, claramente o que são células estaminais e o que é a criopreservação.

O que são células estaminais?

As células estaminais são células que:
  • São indiferenciadas e possuem capacidade de se dividir indefinidamente
  • Podem diferenciar-se dando origem a diversos tipos de linhagens celulares
  • Possuem o potencial de se tornarem células maturas com características e funções especializadas, como por exemplo, células nervosas, células cardíacas, células da pele, do sangue, do osso e da cartilagem.

O que é o processo de criopreservação?

A criopreservação é um processo de congelação a temperaturas criogénicas (normalmente recorrendo a azoto líquido). As células estaminais para se manterem viáveis por vários anos têm de ser preservadas a temperaturas abaixo dos 180ºC graus negativos.O processo de armazenamento das células estaminais inicia-se com a redução de volume da amostra. Neste processo são separados os glóbulos vermelhos e o plasma pobre, das células estaminais. Esta redução é efectuado de forma a diminuir o volume final de armazenagem e permitir utilizar menores quantidades de DMSO (um criopreservante que impede a destruição das células a temperaturas baixas).

Mónica Filipe - TT02

quarta-feira, 11 de março de 2009

Homossexualidade.

Olá a todos os colegas TTs, venho só subscrever o que foi escrito por uma colega do TT 02, Sandra Monteiro, que não conheço, mas com a qual me identifico em termos de ideias. O preconceito turva a razão, bloqueia os sentimentos. Independentemente da tendência sexual de cada um,todo o ser humano tem o direito de ser Feliz. Se a Felicidade passa por amar alguém do mesmo sexo porquê contrariar? Como seremos respeitados, se não respeitarmos o próximo? Existe Felicidade sem Amor? Há alguma coisa mais bonita que o Amor? Então sejam Felizes, amem, para além do preconceito. Pode ser difícil, mas não é impossível.

Maria Luz Franco TT-03

terça-feira, 10 de março de 2009

Adoção de crianças por Homossexuais?

Um tema bastante controverso, que vem gerando grande repercussão, tanto no mundo social como no meio jurídico.
Socialmente, há grande barreira no assunto, devido ao preconceito ainda existente na sociedade em relação a uma escolha sexual considerada como “diferente”, “anormal” das pessoas que fazem essa opção.
Juridicamente, não existe legislação que proíba a adoção por homossexuais, mas também não existe uma que a permita.
Em Portugal, o futuro para uma lei que permita a adoção por casais homossexuais, irá ser uma luta difícil. Um exemplo para esta luta, pode ser vista nos debates da recente lei de adoção na Assembleia da República, onde se observam nas afirmações feitas pelos Deputados sobre a adoção por casais do mesmo sexo o preconceito e a homofobia.
Na minha opinião pessoal sobre este assunto, é que a adoção, deveria ser permitida a todos não interessa se o casal que pretende adoptar é do mesmo sexo ou não. O mais importante é o bem estar da criança, é o amor, carinho e apoio que a criança irá receber.
Será melhor uma criança ser educada por duas mães ou pais, quando essas pessoas tem um amor incondicional para lhes dar, assim como para o seu crescimento, conviver no seio de uma família disposta a tudo para lhe dar a melhor educação do que conviver num seio familiar conflituoso.
Talvez devêssemos deixar o preconceito de lado e ser um pouco mais sensíveis sobre este assunto, pensando no bem estar de muitas crianças abandonadas e sem uma família, que tem o direito e merecem ser AMADAS!
Mas como tudo, existe sempre um mas que se coloca, será que estas crianças ao serem adoptadas por casal homossexual não irão sofrer com preconceitos da sociedade?
Quando forem para a escola, não serão tratadas de forma diferente e colocadas de parte pelos colegas? São perguntas para as quais não vejo uma resposta simples, pois, esta depende da mentalidade de cada um de NÓS.

SANDRA MONTEIRO TT02

quinta-feira, 5 de março de 2009

Verdade Verdadinha

Olá Boa Noite,

È verdade verdadinha que se eu já estava um bocadito baralhada com os trabalhos da formação, ontem fiquei completamente baralhada :) mas não há de ser nada que não se consiga ultrapassar.
A sessão de ontem serviu para testarmos a nossa tolerância e ver que ela existe por ali. Apenas temos de respeitar os outros enquanto pessoas, e respeitar as suas ideias e opções.
Acredito que o respeito pelo próximo é a pedra basilar da construção de uma amizade de uma vida em comum do saber viver e estar em sociedade, é o respeito que nos torna Seres Humanos. Verdade Verdadinha!

A todos os Todo O Terreno
Bom Fim-de-semana e até quinta-feira
Otília Duarte TT03

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mais uma sessão, desta vez mais esclarecido

Pois é mais uma vez boa noite a todos, já vi que uma colega do TT03 tava inspirada, e eu tambem sou como ela fico do lado dos inocentes porque sempre me ensinaram que mentir não leva a lado nenhum e que por vezes se vira contra nos.
Só passei para deixar um pequeno comentária acerca da sessão de hoje, para mim foi bastante importante poque acho que nos ficamos a conhecer mais um bocadinho, e apesar de sermos de religiões diferentes tenho a certaza que nos vamos saber aceitar e respeitar o que tambem é muito importante para que o grupo possa continuar como tem estado.

Xau e bom fim de semana para todos.

Hernâni Manuel Cardoso Lourenço TT03

VERDADES VERSUS MENTIRA!

Belo nome para começar a escrever um texto!
Deus meu, o que se pode dizer de duas palavras tão importantes e que implicam valores tão altos ou baixos, dependendo da relativização de cada um?
Para mim, acima a VERDADE, porque nela reside a esperança, o valor das relações, o “eu” do nosso ego e acima de tudo a palavra em si, e morfologicamente até é gira… mas há quem não ache…e faça a eleição da MENTIRA.
Parece aquela canção do João Pedro Pais:”É mentira, mentira!”
Todos nós já pregámos uma ou duas mentirazitas que nos fez algumas vezes tirar o sono (se por acaso…tivermos consciência; senão que se lixe…) para obtermos qualquer coisa. Sou apologista da mentirazita infantil, porque mentem sem querer muitas das vezes; é mais uma imaginação fértil a trabalhar, a dar vazas às pequenas coisas que têm lá dentro nos seus coraçãozitos.
Agora os adultos????!!!
Por amor da Santa, mentir é tão feio, tão feio que só me lembra aquela bruxa Maga Patalógica da Disney a querer passar a perna a todas as outras personagens da história…
E vocês acreditam, que há já estudos comprovados que quem mente, tem sempre uma mentalidade distorcida a tal ponto que até eles próprios acreditam nas suas mentiras… VERDADE!!!! Verdadinha!!!! Ou pensam que estou a mentir?
Eu não minto…sim! Admito, que uma vez menti à minha mãe, quando rasguei uns botins de propósito, porque queria ter uns sapatos novos e sabem o que me aconteceu, por ter mentido??? Sabem? Pois, ficam a saber que para além de uma dose de piri-piri na língua, recebi outros botins, ainda mais feios que os primeiros e sapatos sem vê-los. Benfeita, quem te mandou mentir à mãe dizendo que tinha sido o João a fazer-te aquilo com uma tesoura? É claro que a mãe não acreditou…
Mas aprendi a lição. Nunca mais menti!
É muito feio mentir e então se formos “grandinhos” que vergonha!!!! E sabem que também há mentirosos compulsivos? Aqueles que por tudo e por nada mentem com quantos dentes têm na boca e os que não têm ou os que compraram… esses são do piorio, porque raiam a maldade e prejudicam muitas pessoas sem necessidade nenhuma, só porque gostam de mentir…
Querem saber a VERDADE sobre esses mentirosos?
Eles são tão tristes por dentro, mas tão tristes que quando os descobrimos até temos dó deles como se fossem uns cachorrinhos… (esta comparação até ofende os benditos cachorros…mas confesso que agora não me lembro de mais nenhuma assim que dê jeito) mas ter dó de uma pessoa, por ser mentirosa? Deus me livre se eu queria que alguém tivesse dó ou pena de mim por ser mentirosa… tristeza, não acham?
É por isso que eu faço a Eleição da VERDADE…
Acima a VERDADE. Somos lindos interiormente, enfrentamos com coragem as situações mais complicadas, assumimos os erros, falamos abertamente…enfim somos muito mais felizes!!!
Em que ficamos?- perguntam vocês.
Os jurados já têm o veredicto: VERDADE = INOCENTE
MENTIRA = CULPADO!
E eis, que neste texto, escolham bem de que lado querem estar, pois eu, honestamente quero ser sempre inocente!
E verdade, verdadinha que advogada não sou!
Bem vindos os que falam a VERDADE!!!
A todos Bem Hajam!
Aos outros …TEMOS PENA!







Carla Lopes Igreja TTO3 / 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009

Carroça Vazia

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silencio me perguntou:
-Alem do cantar dos passaros, você está a ouvir mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
-Estou a ouvir o barulho da carroça.
-Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia.
Perguntei ao meu pai:
-Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
Ora, respondeu meu pai. É muito facil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior e o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o proximo comgrossura inoportuna, prepotente, interonpendo a conversa de toda a gente e, querendo demostrar que é dono da razão e da verdade absoluta, tenho a inpressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: "Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz..."
Pensem nisso...

Tenham um Bom Dia!

Rui filipe TT02/09

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ultima ida ao psicólogo

Hoje foi a nossa ultima aula com o Ângelo (o nosso psicólogo de serviço) foi bom porque ultrapassámos a nossa primeira meta. Mas, deixa-me pena porque para tudo o que fazemos temos de ter um dom especial e o Ângelo tem um dom, tem o dom de nos fazer escrever, escrever, escrever :) mas tirando este dom tem outro muito especial que é a paciência para nós durante estas 5 sessões. Sempre profissional e comunicativo conseguiu ajudar-nos a reviver-mos um pouco o nosso passado e a recordar situações e lugares que nós já nos tínhamos esquecido.
Não podia deixar de lhe agradecer este tempo que passou connosco, a ajuda que nos deu nesta primeira fase e a preparaçao para as metas que vamos ter no futuro
breve.

Como dizia Confucio "Se queres prever o futuro, estuda o passado." se for como estas 5 sessões os TODO O TERRENO vão chegar ao fim em primeiro lugar!

Obrigada a todos pela companhia nestas sessões e bom carnaval

Otília Duarte TT03

Barak Obama, uma esperança á escala mundial

Muitos se interrogaram num passado recente, serão os americanos capazes de eleger um Afro-Americano?
Hoje sabemos que sim, então porque o terão feito?
Começaria a minha breve dissertação com uma frase de um antecessor de Obama, o democrata/republicano, Thomas Jefferson: "O preço da liberdade é a vigilância eterna", e os EUA tentaram, com o seu sistema de defesa avançada, com posicionamento nomeadamente na Europa, mas falharam na vigilância e acabaram atacados dentro das suas próprias fronteiras, sendo o pior exemplo os atentados de 11 de Setembro.
Mas não foi só aqui que os EUA falharam, as falências no sector bancário e novas fraudes ao estilo Madoff, sucedem-se, levando os mercados a bater no fundo, esta é sem dúvida a derrota do Neo-Liberalismo.
Obama, aparece assim ao estilo Kennedy: "Não perguntem o que o vosso país pode fazer por vós, perguntem o que vocês podem fazer pelo vosso país".
Certo é que Obama terá de imediato de apoiar o sector produtivo, para isso vai precisar de muito dinheiro, para o refinanciamento das empresas, que permita uma retoma do investimento que estanque o desemprego galopante.
Contudo o flagelo do desemprego faz baixar a cobrança fiscal, sem esta receita não terá fundos para acorrer a descapitalização da economia.
Gostaria só de realçar a promessa feita de um novo estilo no relacionamento com o resto do mundo e com os aliados, bem como a mudança de atitude em relação ao Protocolo de Quioto e as emissões CO2.
Terminaria tal como comecei como uma frase de um antecessor, Theodoro Roosevelt: "O único Homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma".

Paulo Silva - "TT02" / 2009

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Biodiversidade

Quando fazemos um passeio pelo campo ou apreciamos uma linda paisagem, não nos damos conta da diversidade de espécies que nos rodeiam. Por outro lado, quando deitamos lixo para o chão, pisamos as dunas e as plantas não nos apercebemos que estamos a acabar com essa diversidade. Raramente nos damos conta da quantidade de funções que a biodiversidade tem em todos os ecossistemas, assim como a sua importância no ciclo do ar e da água, na reciclagem dos nutrientes, na descoberta de produtos para tratamento de doenças, como fonte de alimento ou até mesmo como uso para recreio.

Actualmente, o valor da biodiversidade não reside apenas na beleza de uma paisagem ou na manutenção de espécies em vias de extinção, mas o facto da nossa sobrevivência neste planeta depender da sua conservação.

A biodiversidade não só fornece benefícios directos, como também garante um sistema de suporte da vida. Ela tem um importante papel na reciclagem dos elementos essenciais, como o carbono, o oxigénio e o azoto. É igualmente responsável por mitigar a poluição, proteger os lençóis de água e combater a erosão dos solos. Também na agricultura a biodiversidade é importante pois possibilita aos agricultores encontrarem e cruzarem diferentes variedades de modo a obter maior resistência e produtividade. Nos oceanos o valor da biodiversidade é também inquestionável, pois para além da grande produção de oxigénio e o consumo de dióxido de carbono, os oceanos são uma grande fonte de recursos alimentares. Outra das áreas onde não nos damos conta da presença da biodiversidade é na medicina, mas estamos muito enganados, pois, mais de 70% dos medicamentos mais habitualmente prescritos têm origem na natureza. Também grande parte das drogas sintéticas, incluindo o ácido acetil salicílico da aspirina, foram descobertas inicialmente em plantas e animais selvagens. Para além de todos estes benefícios, a biodiversidade dá-nos muitas oportunidades recreativas e de valor estético, tais como a pesca desportiva em água salgada, o mergulho ou um simples passeio pelo campo, assim como também cria inúmeros postos de trabalho. A perda da biodiversidade pode mesmo ameaçar a segurança nacional, pois já podemos observar diversos conflitos internacionais sobre a água, os solos e outros recursos naturais.

Penso que todas estas razões apresentadas acima, cheguem para fazer cada um de nós pensar no seu papel como cidadão, pois se cada um fizer a sua parte, tenho a certeza que irá ser muito mais fácil evitar a perda da biodiversidade.
Se tiverem mais alguma coisa a acrescentar agradeço que o façam.

Hernâni Lourenço
TT03

A bela da reciclagem

A política dos 4 R’s permite que o consumidor reveja o seu dia-a-dia e tome atitudes ecológicas que permitem reduzir os resíduos produzidos, reutilizar materiais já usados, restaurar peças antigas e reciclar embalagens domésticas através da sua deposição no Ecoponto.
Estabelecer uma política ecológica de compras e posteriormente dirigir de forma correcta os seus resíduos, são princípios fundamentais para a protecção e preservação do meio Ambiente.
Novidade: Já temos mais um "R"= Restaurar


Reduzir
Significa que o consumidor poderá optar por produtos de longa duração e com menor quantidade de embalagens.

Exemplos:
Produtos a granel, em vez dos embalados.
Cesto de compras ou saco de pano para reduzir o uso dos sacos de plástico.

Reutilizar
Significa aproveitar os materiais usados, tal como as embalagens, ou produtos que permitam uma utilização ilimitada.

Exemplos:
Utilize pilhas recarregáveis.
Utilize recargas em vez de comprar o produto na totalidade.
Utilize as embalagens (latas, garrafas de plástico) para construir peças decorativas ou outras.

Restaurar
Significa repor em bom estado; reparar; consertar.

Exemplos:
Restaure os seus móveis velhos.
Repare os electrodomésticos danificados.


Reciclar
Em casa separe todas as garrafas, latas, papel e roupas velhas. Se alguma coisa se partir, tente reparar em vez de substituir (restaurar).

Exemplo:
Consumir produtos com embalagens facilmente recicláveis: garrafas de vidro e de plástico, latas e caixas de cartão.

Hernâni Lourenço
TT03

Meramente Informativo

Esqueci-me do... Otília Duarte TTo3 :)

Meramente Informativo

Lei 24/2007: Acidentes em auto-estrada

Como sabem, para quem anda nas Auto estradas, às vezes aparecem objectos estranhos, como peças largadas por outros veículos, objectos de
cargas que caem e até animais...coisas que não deveriam acontecer porque as concessionárias são responsáveis pela manutenção das mesmas.
Estas situações provocam acidentes e danos nos nossos veículos, contudo se isto vos acontecer (espero que não) exijam a presença da brigada de trânsito. Os meninos das auto estradas vão dizer que não é preciso porque eles tratam de tudo... no entanto e conforme a *Lei 24/2007 (vejam anexo) a qual define direito dos utentes nas vias rodoviárias classificadas como Auto Estradas Concessionadas *...(tendo em atenção o Artº 12º nº 1 e 2), vocês só podem reclamar o pagamento dos danos à concessionária se houver participação das autoridades! É uma técnica que as concessionárias estão a utilizar para se livrarem de pagar os danos causados nos veículos.
Por isso, se tiverem algum percalço por culpa da concessionária, EXIJAM A PRESENÇA DA AUTORIDADE, não se deixem ir na conversa dos senhores da assistência, os quais foram instruídos para dizer 'agora somos nós que tratamos disso e não é preciso a autoridade'. Isto é a mais pura mentira! Se não chamarem as autoridades, eles não são obrigados a pagar os danos e este é o objectivo deles!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Robótica

Investigadores chegaram à conclusão de que não resulta muito bem programar Robôs a partir do zero, mesmo que seja para executar pequenas tarefas. Desta forma a investigação passou a ser mais inspirada em modelos humanos. Os humanos não nascem a saber tudo, têm de passar por várias fases. Os Robôs também têm de descobrir objectos para serem usados como ferramentas, de fazerem associações simples, entre outras tarefas muito idênticas ao processo de aprendizagem de uma criança. Os pesquisadores querem que os Robôs desenvolvam uma espécie de senso comun, algo muito dificíl para uma máquina. Em um futuro não muito distante nós teremos Robôs pessoais, assim como hoje temos computadores pessoais. Eles vão ter a capacidade de aprender por conta própria, sem ajuda humana... É incrivel, isto é quase um filme de ficção científica a tornar-se realidade...Os Robôs estão a chegar. Será que estamos preparados?


João Paulo da Costa Ferreira TT02 2009

Ambiente

Pesquisadores Europeus desenvolveram um sistema de tratamento de águas industriais poluídas, pela industria petroquímica, que elimina os componentes tóxicos e gèra uma água ambietalmente benigna por um décimo do custo dos processos actuais. A água poluída em toda a cadeia industrial, é contaminada com compostos tóxicos. Apesar da legislação ser restritiva , essa água contínua a ser despejada nos rios e no mar sem um tratamento adequado. O sistema está a ser testado em uma Empresa petroquímica da Lituânia. O reactor tem a capacidade de purificar 160 mil litros de água por hora. O custo é de 1 euro por cada 3.5 litros de água tratada. Portanto este sistema de filtragem pode tratar grandes quantidades de água poluída, proveniente das grandes Empresas petroquímicas. Ora aí está, mais uma solução para proteger o planeta, assim haja vontade para a pôr em prática...


João Paulo da Costa Ferreira Grupo TT02 2009

Instruções para a vida

-Dê às pessoas mais do que esperam e faça-o com gosto.
-Não acredite em tudo o que escutar,não gaste tudo o que tem, nem durma o que quiser
-Quando alguém lhe fizer uma pergunta indiscréta,sorria e pergunte porque quer saber
-Quando errar faça tudo para reparar o seu erro, o mais depressa possivel.
-Sorria quando estiver ao telefone. Quem liga vai sentir o seu sorriso no tom de voz
-Ocupe-se dos seus próprios assuntos.
-Lembre-se de que não se conseguir o que se quer, é por vezes um golpe de sorte.
-Leia mais livros e veja menos televisão.
-Não remexa situações passadas.
-Fale lentamente, mas pense com rapidez.
-Jamais ignore os sonhos dos outros.
-Creia no "AMOR" à primeira vista.
-Quando disser "AMO-TE". Diga-o verdadeiramente.
-Quando disser "sinto muito",olhe a pessoa nos olhos.
-Ligue para a sua mãe, se não for possivel pelo menos pense nela.
-Nas perdas não percas a lição.
-Passe algum tempo em solidão.
-Lembre-se que o silêncio por vezes é a melhor resposta.
-Seja gentil com o Planeta.
-Aprenda bem as regras...Assim saberá como infringi-las da forma correcta.
-Reparta os seus conhecimentos. É uma maneira de alcançar a imortalidade.

João Paulo da Costa Ferreira GRUPO TT02 2009

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Globalização

A globalização é sem dúvida um fenónemo socio-economico que obrigou a acelerar a modernizaçao e até a competição das Empresas, dando origem a um aspecto bastante negativo chamado desemprego.Em nome da redução dos custos de produção, de baixar
os preços dos produtos, isto é produzir mais com menos empregados. As Empresas ao
introduzirem novas tecnologias e máquinas modernas começam a deixar menos espaço
para os seus trabalhadores. A questão chave é como aproveitar as oportunidades que
este novo fenónemo económico apresenta. As pessoas para garantirem a manutenção ou obtenção do seu emprego tem de se manter em constante actualização, ou seja serem
dinâmicas , aprenderem coisas novas, não ficarem dependentes de uma só função mesmo dentro da sua área de trabalho. É preciso que por exemplo, aprendam novas técnicas de informática, e outros idiomas, isto é as Empresas necessitam cada vez mais de empregados especializados mas ao mesmo tempo que estejam dispostos a vencer desafios.

João Paulo da Costa Ferreira - Grupo TT-02

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mas que experiencia

Ola caros colegas e leitores, gostava de partilhar com convosco uma experiencia pela qual passei na ultima 6ª feira!
Entao, como é costume fui a um bar com os amigos beber um copo, qual nao e o meu espanto quando de repente começa a entrar pelo bar dentro um numero interminavel de policias, pois é uma rusga nunca me tinha visto numa situaçao daquelas! Entraram armados, e "armados" em brutos, bem uma cena mesmo a filme, toda agente foi revistada da cabeça aos pes, uns riam com a situaçao, outros com medo, mas o que foi mau mesmo foi terem agredido uma pessoa, que por tar provavelmente com um copo a mais, provavelmente recusou-se a mostrar a identificaçao e os nossos "cridos" agentes que podiam ter alguma paciencia com esse tipo de gente e situaçoes, mas nao la por serem uma autoridade pesam que podem usar e abusar da força!! Acham bem?? Nao, eu pelo menos nao! Usar a força sim quando necessario o que nao era o caso, mas enfim...
E assim foi mais uma noite numa zona pacata onde nao se passa muito!
bem fico por aqui, foi um prazer...


Henrique Santos
tt03

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O QUE É ISTO ???

Olá caros colegas desta dura "batalha"
Grupo TT-02

Quando cheguei a casa e me sentei á mesa para jantar com a minha família, mesmo antes de começar a comer ia-me dando uma indigestão ao ver e ouvir uma reportagem no canal 1 sobre o estado da saúde no nosso país.
Realmente a nossa saúde está muito mal, será saudável que um médico venha à televisão dizer para todo um país, ver e ouvir, que esteve a trabalhar num determinado hospital com contrato de trabalho e que ganhava a módica quantia de +/- 2.000€ por mês, que se deu ao luxo de rescindir o contrato, para ficar a trabalhar no mesmo hospital a ganhar à hora um valor simbólico de 65€/h e ainda tem a lata de dizer que agora ganha durante 2 turnos de 24h o mesmo que ganhava durante um mês de quando estava a contrato.
O que è isto?
Será que a classe médica está a brincar com o Zé Povinho(em vias de extinção, porque aquilo também está muito mal lá para os lados da Fábrica Bordalo Pinheiro), como pode um médico dizer isto perante a situação actual do nosso país, são famílias inteiras desempregadas, são reformas que mal chegam para pagar à farmácia, são pessoas que se sujeitam a trabalhos mal pagos para que possam alimentar os filhos...
Como é possivel que a classe médica em 48 horas ganhe esta afronta para a maioria da população do nosso país?
Como é possivel os jogos de contratos e recibos verdes?
Como é possivel que não haja ninguem que diga a esses Senhores ... BASTA
Como é possivel que não os ponham a pão e água antes que eles nos ponham a nós...

Bem Hajam os bons como nós que lutamos para termos uma vida digna...
Paula Pinto

Marionete

TT-02
Poema que dedico a todos os jovens presos na Droga na esperança que um dia encontrem a liberdade e o amor que procuram.

Olhos fixos no além, expressão triste que te envolve, sentimentos melancólicos que te consomem dos quais te queres livrar, fugir de tudo que te prende. Sentes-te mal, perdido, desolado, desencaixado numa sociedade estranha que tu não entendes e não és entendido, mas sim sempre perseguido por pensamentos desconhecidos que te fazem chorar.
E escondes-te por detrás de um consumo desenfreado, do anjo negro feito de pó que por heroina do destino é branco, que te lava a mente e te come a carne, e por momentos na escuridão crias uma paz que se desfaz nesse teu universo sombrio, que te consome e polui a teu alma. Palavras que mexem contigo, emoções geradas no frio do teu imaginário que te forçam a viver emoções, situações que geram apenas confusões, das quais queres fugir e voltas de novo a te iludir.
Sem entender as teus demónios internos e externos, que num mar de sugestões sem nexo e sem sentido fazem de ti um ser perdido nas mãos desse inimigo, vazio e frustado que apenas te quer ao seu lado. E corres, corres e foges num corrupio frio que te envolve todo o teu ser e te sentes perdido, possuído de um mal que não entendes mas que o sentes.
E tudo te vem a cabeça, e a loucura te envolve em momentos de tristeza que te engole a Alma e esse aperto no peito que te deixa uma tristeza profunda, para a qual não tens explicação porque não existe razão no teu ser para o que estás a sentir. E bramas aos céus a um Deus que não entendes, e enterras-te num inferno que se apoderou da tua alma. Levantas a mão bem alto como ultimo momento de salvação aguardando um irmão que não chega, e com lágrimas nos olhos sentes a perdição que se apodera de ti. Emoções descontroladas, medos incompreendidos, situações envolventes em correntes que tu sentes, e tudo o que fazes corre-te mal, e a saliva que gastas com quem julgas que te ama, mas apenas te envolve numa prisão cujas grades invisíveis te cortam a alma, e te refugias em pensamentos de liberdade cujo dia nunca chega, e esperas sempre que o amor, te encontre num dia ao acaso em que sentado estás, no teu momento privado esperando que se denuncie num sorriso apaixonado.
E os dias vão passando e continuas a sonhar um sonho que te alimenta a alma, numa luz distante que procuras alcançar. O amor, essa luz que nos faz cintilar e os nossos olhos brilhar numa escuridão existente, mas que se vê ao longe a Luz da gente que sente esse amor presente.

Autor
Carlo Ferreira

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON

Turma TT-02
Ola a todos.
O meu nome é carlo e sou Yoga Terapeuta e venho por este meio colocar um tratamento muito especial para a doença de Parkinson ou Alzheimer. Se alguem tem problemas destes na sua familia aqui tem um excelênte tratamento.

Banho de Imersão com Sal Marinho

O banho deve ser tomado a noite antes de ir dormir. Efectuar o banho de 4 em 4 dias durante 9 meses. Depois dos 9 meses passar apenas para um banho semanal.

 Encher a banheira com água bem quente.
 Colocar 4 kilos de Sal Marinho e mexer o sal até desaparecer completamente.
 Colocar 9 pingos de essência de alecrim na água.
 Deitar o paciente na banheira de barriga para cima. A cabeça deve ficar submersa apenas com a testa, olhos, nariz e boca fora de água durante 30 Minutos.
 Depois do banho tomar um banho normal de água doce para tirar o sal.
 Beber um chá de camomila e dormir.

ALIMENTAÇÃO
Não comer alimentos processados, congelados, pré-preparados, carnes, álcool, cafés, enchidos, enlatados, leite de origem animal e queijos.

A alimentação deve ser efectuada a base de legumes frescos, de preferência cultura biológica, beber 1,5 Litros de água por dia “Alternar na marca semanalmente”, chás de salva, alecrim “Só se não tiver tensão alta, hipericão, passiflora ou valeriana.
Comer pelo menos 500 Gramas de Favas por dia, alcachofra, feijão macaco, “leguminosas em geral”

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

 Óleo de Onagra 1000mg/por dia “15 minutos antes das refeições”
 Chá Verde 1 Cápsula / 3 vezes ao Dia “Antes das refeições”
 Ginko Biloba 1 Cápsula / 3 vezes ao Dia “Durante as refeições”
 Vitamina C 1000 mg por dia
 Vitamina E 1 Comprimido Dia depois do pequeno almoço


TINTURAS

 Cardo Mariano ou alcachofra “Também pode ser em xarope”
o 40 gotas 3 x ao dia

 Viscum Álbum
o 40 gotas 3 x ao dia
o No intervalo das refeições

 Passiflora
o 40 Gotas 3x ao dia no intervalo das refeições 10 minutos apos o Viscum Álbum

OMShanti
Carlo Ferreira

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ANEDOTA em que se transformou o nosso País:

- Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode pôr
um piercing.
- Um jovem de 18 anos recebe 200€ do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma 236€ depois de toda uma vida do trabalho.
- Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.
- O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3
anos a corrigir o erro.
- Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2
000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias.
-Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa á das causas
sociais.
- O café da esquina fechou porque não tinha WC para homens, mulheres e
empregados. No Fórum Montijo a WC da Pizza Hut fica a 100mts e não tem local
para lavar mãos.
- O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao
petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga
ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).
- Nas prisões é distribuído gratuitamente seringas por causa do HIV, mas é
proibido consumir droga nas prisões!
- No exame final de 12º ano és apanhado a copiar chumbas o ano, o
primeiro-ministro fez o exame de inglês técnico em casa e mandou por faxe e
é engenheiro.
- Um jovem de 14 anos mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal. Um jovem
de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga, é
violência doméstica!
- Uma família a quem a casa ruiu e não tem dinheiro para comprar outra, o
estado não tem dinheiro para fazer uma nova, tem de viver conforme podem. 6
presos que mataram e violaram idosos vivem numa sela de 4 e sem wc privado,
não estão a viver condignamente e a associação de direitos humanos faz queixa
ao tribunal europeu.
- Militares que combateram em África a mando do governo da época na defesa
de território nacional não lhes é reconhecido nenhuma causa nem direito de
guerra, mas o primeiro-ministro elogia as tropas que estão em defesa da
pátria no KOSOVO, AFEGANISTÃO E IRAQUE.
- Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais receber o excesso em Agosto
do ano que vem, não pagas as finanças a tempo e horas passado um dia já
estas a pagar juros.
- Fechas a janela da tua varanda e estas a fazer uma obra ilegal,
constrói-se um bairro de lata e ninguém vê.
- Se o teu filho não tem cabeça para a escola e com 14 anos o pões a
trabalhar contigo num oficio respeitável, é exploração do trabalho infantil,
se és artista e o teu filho com 7 anos participa em gravações de telenovelas
8 horas por dia ou mais, a criança tem muito talento, sai ao pai ou à mãe!
- Numa farmácia pagas 0.50€ por uma seringa que se usa para dar um
medicamento a uma criança. Se fosse drogado, não pagava nada!
Obrigado Portugal! Estou orgulhosa.
Otilia TT03

Tiroidectomia Total

Vou abordar um tema relacionado com uma doença recente da minha filha mais velha.
Apareceu-lhe à uns meses um pequeno nódulo no pescoço. Por precaução, nesse mesmo dia fomos ao médico, o qual lhe prescreveu vários exames, entre eles, uma Ecografia da tiróide. Foi-lhe diagnosticado então um nódulo da tiróide.
Devido à sua evolução foi aconselhada a realização de uma tiroidectomia total, ou seja, uma cirurgia para a remoção total da glândula tiróideia, que consiste numa incisão da parte frontal do pescoço, realizada sob anestesia geral. A partir desse dia, a minha filha ficou dependente para o resto da vida de medicamentos compostos por hormonas tiróideias (T3 e/ou T4), que essencialmente repõem as hormonas que seriam produzidos pela sua glândula tiróide.
Após ser analisada a tiróide retirada, foi-lhe diagnosticado um “carcinoma folicular da tiróide”, tendo agora que fazer iodo radioactivo, que é um tratamento seguro e simples, pois este penetra nos tecidos cancerosos, que não podem ser removidos pela cirurgia, permitindo assim a sua destruição. O iodo é utilizado após cirurgia para os casos de cancro da tiróide.
Espero que após este tratamento a minha filha fique curada.






Elisabete Maurício TT- 02/09

O CARNAVAL ESTÁ AÍ!!!

Olá, boa noite colegas do RVCC!

Como presidente das "Lúmbias - Grupo Carnavalesco" venho informar-vos que já só faltam 11 dias para a semana mais esperada do ano, quando ocorre o maior evento de Torres Vedras - o nosso CARNAVAL!

Por cada vez ser maior o número de pessoas a participar, aumentando assim a loucura geral, os perigos também aumentam. Por isso, ATENÇÃO:
- Álcool - evitar os excessos, ou então, "se beber não conduza"
- Carteiras - guardar em sitio seguro (ex: roupa interior)
- Casas-de-banho - sim, só mesmo nesse sitio
- Provocações - é melhor evitá-las ou brincar com a situação
Em caso de qualquer necessidade não ligar 112, ligar sim 261322122 (Bombeiros de Torres Vedras).

Sem mais conselhos de momento, desejo a todos saudações carnavalescas!

Ricardo Silva
TT01

domingo, 8 de fevereiro de 2009

QUE LABIRINTO

Um destes dias estando eu em casa, bateram-me a porta, era um vendedor que me vinha propor um serviço de telefone , internet e tv por cabo, o que eu expliquei ao senhor que estava a perder o seu tempo pois nesta zona não era possível instalar esse serviço. O senhor mostrou-se muito surpreendido pois tinha vindo de propósito de Lisboa com a indicação que este serviço era possível instalar nesta zona. Como achei o serviço interessante, o senhor ficou de se informar melhor, e eu por curiosidade fui consultar na internet, depois de feita a pesquisa o computador informava que naquela zona não havia cobertura de rede por cabo mas sim por satélite no caso da tv. Posto isto não liguei mais ao assunto, mas no dia a seguir, qual não e o meu espanto,quando chego a casa tinha o vendedor a minha espera, no preciso momento em que falava ao telefone com um técnico que lhe explicava que naquela zona agora já tinha cobertura por cabo pelo menos nalguns edifícios. Eu expliquei ao senhor que tinha consultado na net e não era possível, mas ele insistiu e voltou a perguntar ao técnico (ou chefe não percebi bem), que pelo meu nº de telefone me disse que caso eu mudasse de nº podia aceder ao serviço, depois o vendedor também me explicou que este serviço era novo na zona e por isso na net ainda não havia informação , também me disse que por vezes havia casos em que vendiam o serviço e depois mais tarde verificavam não ser possível, mas que neste caso não havia problema pois tinha confirmado com o técnico. Eu ainda não acreditando muito, fiquei de pensar e depois dar uma resposta, e no dia seguinte a mesma hora lá estava o vendedor à minha espera, e depois de alguma insistência,e porque o serviço até era interessante resolvi aderir. Então tive que preencher uma série de papéis,tais como rescindir os antigos contratos de telefone e internet e preencher tudo de novo. Feito isto fiquei a guardar que me contactassem para instalar o serviço, e passados uns dias telefona-me uma menina para lhe dar os dados para que a instalação fosse feita. No dia seguinte qual não é o meu espanto telefona-me novamente outra simpática menina a fazer as mesmas perguntas do dia anterior. Já meio admirada meio chateada informei-a que já tinha respondido ontem, ao que ela respondeu que não tinha lá dados nenhuns. Depois disto lá se marcou a instalação para dali a 4 dias. Mas um dia antes ,nova surpresa, recebo uma mensagem informando-me que não era possível fazer a instalação naquela morada, ou seja depois disto tudo tinham descoberto que afinal , tal como eu tinha dito no inicio, não podiam instalar o serviço. E então eu pergunto-me quantas dezenas ou centenas de clientes não estarão na mesma situação preenchendo papéis para depois serem deitados ao lixo. E como entender que empresas que gastam milhões e milhões em publicidade para atrair clientes, e depois tenham vendedores a vender produtos que não existem. E como explicar que depois de tantos telefonemas a confirmar tenham mandado uma simples mensagem a desmarcar sem mais explicações, e o vendedor que me espera 3 dias seguidos às 9 h da noite, e provavelmente nada recebe uma vez que o serviço não foi feito, mas se calhar o problema é mesmo esse, se não fosse a situação difícil que as pessoas se encontram, e tenham que aceitar qualquer trabalho, as coisas seriam diferentes, dado que se as empresas que ganham milhões tivessem que contratar os vendedores, tudo seria diferente, assim como estes normalmente recebem à comissão , não existe qualquer tipo de respeito quer pelas pessoas que trabalham, quer pelos clientes. De Helena Santos TT03

dar sangue

Boa tarde a todos os colegas TT, em especial para os do grupo 03 que me aturam desde o início desta nossa caminhada. Eles sabem que não sou boa comunicadora, mas hoje, e com um empurrãozinho da colega Otilia, decidi escrever alguma coisa. Não vou debater nenhum tema, como dadora de sangue que sou, e hoje de manhã fui dar, só vou fazer um apelo a todos que tenham condições para o fazer, que dêm sangue. É uma maneira de ajudarmos o Próximo. Não dói nada, acreditem, é só uma picadelazinha.
Acho que consegui o meu crédito, e podem crer que me foi bem mais difícil escrever estas linhas do que dar sangue. A todos desejo que atinjam os vossos objectivos.
Espero voltar aqui, por isso digo até breve.
de: Maria da Luz Franco.
grupo: TT 03

Partilha de vivências, encontro de gerações

Olá a todos os que estão comigo neste barco...
E também aqueles que estão hesitantes em entrar. Garantam o vosso lugar que a viagem promete ser bem agradável e proveitosa.

Durante muitos anos dediquei-me ser mãe. Para além do meu trabalho todo o tempo era pouco para dedicar à minha família. Com quatro filhos, sempre fui adiando a vaga esperança de retomar os estudos e completar o 12º ano.

Fui apoiando os meus filhos nos seus percursos escolares, até que, felizmente me ultrapassaram e muitos do conhecimentos e competências que hoje tenho em parte também lhes devo.

Agora que surgiu esta oportunidade estou muito entusiasmada. Sou uma das “cotas” do grupo e tem sido muito gratificante o convívio e a partilha de opiniões com este grupo tão heterogéneo. Penso que a partilha de vivências será proveitosa para todos. È sempre reconfortante verificar que as gerações mais novas têm tanto para nos dar, têm conhecimentos e experiências que querem partilhar connosco, e que nós os mais velhos podemos e devemos aproveitar para absorver para além dos seus conhecimentos o seu modo alegre, positivo e cheio de esperança de ver a vida.


Ana Fortunato / TT 03

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

3ª Sessão

E vão três! Foi a nossa terceira sessão, acho que hoje a minha ida ao psicologo não foi muito relaxante, pelo contrário. Gastei a mina da lapiseira e meia carga da esferográfica! Fiquei a saber que vou ter de dar ao dedo e não é pouco. Mais vai valer a pena :) Entre as explicações das UCs foi-nos aliviando o stress o nosso colega Hernani e a sua boa disposição... Mas acho que ele perdeu um crédito que tinha ganho com tanto suor, ao tentar animar-nos :)Mas vai ganhar muitos mais se continuar com a sua boa disposição.
Queria pedir à minha colega Luz, e não só, que me enviasse o seu mail para otilia.duarte@gmail.com, penso que nos poderemos ajudar uns aos outros se assim o entenderem.
Um bom fim de semana a todos
Otilia TT03

A compostagem doméstica

O lixo doméstico que geramos, vulgarmente denominado por Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), tem tendência a aumentar, sendo o destino a dar-lhes, um dos maiores problemas ambientais que o nosso país enfrenta, já que a capacidade dos aterros sanitários é limitada e os custos da sua manutenção são cada vez maiores, sejam eles económicos, sociais ou ambientais.

Para tentar superar esta situação, cada um de nós pode e deve fazer algo para ajudar na reciclagem, ao separar os resíduos recicláveis. Um dos métodos que pode ser utilizado é a Compostagem doméstica.

Compostagem é um processo biológico, através do qual os microorganismos e insectos decompõem a matéria orgânica numa substância homogénea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro a floresta – o composto.

A Compostagem serve para reciclarmos os restos de comida e resíduos vegetais das nossas casas, jardins, quintais e hortas que teriam como destino final, o aterro sanitário.



Para fazermos uma Compostagem precisamos de criar ou comprar um compostor, que pode ser feito através de caixas de cartão, madeira, recipientes de plástico, paletes ou outros. Qualquer destes compostores não pode ter fundo.

Se já temos o compostor preparado chega a hora de o colocar. O compostor deve ser colocado num local de fácil acesso durante o ano, numa zona mista de sombra e sol, em cima de terra, numa superfície permeável e de preferência debaixo de uma árvore (para ter sombra durante todo o ano).

Os resíduos que podemos colocar no compostor são os restos de vegetais crus, restos e cascas de frutos, borras de café, arroz ou massa cozinhados, folhas, cereais, ervas daninhas, relva cortada, pão, feno, palha, aparas de madeira ou de relva e até ramos pequenos.

Para que possamos ter uma boa Compostagem, convém que a diversidade de resíduos seja grande.

Este processo dura cerca de um ano e decorre sem a intervenção humana, podendo interferir no processo natural para que a matéria orgânica se decomponha mais rapidamente. Os resíduos colocados no compostor são decompostos e transformados em húmus ou composto, que serve de fertilizante e ajuda a melhorar a estrutura do solo.

Além disso, estamos a reduzir substancialmente (cerca de 35%) a quantidade de lixo que depositamos no contentor e estamos a contribuir para melhorar as condições do ambiente e também as condições de vida de todos nós.

Pedro Barão
TT 01

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Processo RVCC

Olá,tive o previlégio de conhecer dois dos grupos,os TT01 e TT03,e constatei a minha humildade face a experiencias de vida tão enriquecedoras.Na ultima sessão debatemos o processo que estamos inseridos e se eramos merecedores ou não da equivalencia ao 12ano,e não quis deixar passar o assunto sem dar a minha opinião,que vale o que vale,não deixando de valorizar o trabalho daqueles que escolheram estudar ou que a vida lhes permitiu isso,concordando com alguem que disse que andam a queimar as pestanas,também nós que temos o certificado da escola da vida,queimamos as pestanas e o corpo todo,somos trabalhadores,pai/mãe,marido/mulher e ainda ou para valorização pessoal ou por exigencia da vida,cá estamos a juntar a todas as outras tarefas e funções mais esta,até aqui negligenciada ,ou não,a area da formação escolar.Será que só por isso não somos merecedores?E alguns de nós que até querem mais,quem sabe um curso superior,e ai as dificuldades serão acrescidas,pois não tivemos um percurso escolar dito normal,requerendo um maior esforço e dedicação,mas como alguem disse um dia;"Deus criou,o Homem sonha e a obra nasce",boa sorte para todos.
Emília Custódio TT03

Oportunidades

Boa noite colegas

Um Homem caiu ao rio e estava a ser levado pela corrente. Enquanto nadava para se salvar pedia a Deus que o ajudasse. Passou um barco e ofereceu-lhe socorro, o homem recusou e disse:
- Deus vai-me salvar!
Já sem forças, quase a afogar-se, continuava a pedir a Deus que o poupasse, até que passou outro barco que lhe ofereceu auxílio. Mais uma vez o homem recusou dizendo:
-Deus vai-me salvar!
Derrotado pela forte corrente, por fim afoga-se e dá por si ás portas do Céu. Quando chega diante de Deus pergunta:
- Meu Deus porque não me salvaste quando eu tanto te pedi?
Deus Respondeu:
- Meu palerma, enviei-te dois barcos!!!

Vamo-nos agarrar ás oportunidades que nos dão e fazer o melhor delas!
Um abraço a todos, Artur Fernandes TT03

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O sistema de socorro e o 112

Bom dia a todos!

Aproveito esta minha primeira intervenção no blog, para a divulgação e esclarecimentos sobre o que é o 112 e como funciona o sistema de socorro em Portugal, principalmente no nosso distrito.

O 112 é o número europeu de emergência e têm como função a chamada de socorro em caso de acidentes, doenças, incêndios, assaltos, etc.



No nosso país, quando ligamos para este número somos atendidos pela PSP em Lisboa numa central com agentes formados para o efeito.


Ao entrar em contacto com esta central devemos rapidamente dizer o tipo de situação em que nos encontramos para a chamada ser canalizada para a central de emergência própria para o tipo de caso.



Em caso de incêndios a chamada será canalizada para o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), que será atendida por um operador de telecomunicações que fará teleconferência com o Corpo de Bombeiros da área em que se encontra e activam os meios necessários para essa ocorrência.

Em caso de acidentes ou doenças súbitas, a chamada será reenviada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em que será atendida por técnicos que farão uma triagem de toda a situação para posteriormente enviar veículos médicos ser houver justificação para tal e entrar em contacto com o Corpo de Bombeiros da área para enviar as ambulâncias necessárias ou outros meios de socorro.

No caso de assaltos ou situações graves em que seja relacionada com a autoridade, a chamada irá para a autoridade adequada.

Em todos estes casos, deve ser mantida a calma e devem ser fornecidos os seguintes dados:


- O tipo de situação (doença, queda, acidente, incêndio, assalto, etc)

- O número de telefone do qual está a ligar;

- A localização exacta e, sempre que possível, com indicação pontos de referência;

- O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;

- As queixas principais e as alterações que observa;

- A existência de qualquer situação que exija vários tipos de meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio (em caso de acidentes), etc.


Deve ter em conta que o tempo de chegada dos meios de socorro depende muito da distância, do trânsito e das condições meteorológicas, em que nesse espaço de tempo pode fazer tarefas importantes como sinalizar locais perigosos, obter mais informações ou prestar um primeiro socorro.


Também deve ter em conta que em caso de acidente em que as vítimas estão dentro dos veículos, nunca devem ser retirados nem movimentados do veículo, excepto em caso de incêndio ou explosão eminente…

Em todo o caso, para um socorro mais rápido aconselho a ligar sempre que possível para a entidade própria mais perto para o efeito, seja dos Bombeiros ou autoridade policial.


Para finalizar deixo o número de telefone das entidades do concelho de Torres Vedras que devemos ter o número de telefone gravado para um socorro mais rápido e eficaz:


Bombeiros Torres Vedras - 261 322 122

PSP Torres Vedras - 261 330 770

GNR Torres Vedras – 261 314 002

GNR Santa Cruz – 261 334 870


No caso de alguém estar interessado em acrescentar alguma informação a este tópico agradeço que deixe comentário que será bem vindo.


Espero ter sido útil!

Com cordiais cumprimentos para todos,


Pedro Barão

TT 01

2º dia de RVCC muito bom

Antes de mais boa noite a todos mais uma vez, passei por ca so por curiosidade e como não podia deixar de ser pensei em escrever alguma coisinha.
Gostei muito desta nova sessão de RVCC, foi muito boa para nos ficar-mos a conhecer um pouco melhor, cada vez tenho mais a certeza que vai ser uma turma a trabalhar muito bem e a empenhar-se a sério porque afinal o que todos nos gostariamos era de sair de lá com o reconhecimento do 12º ano na mão.
Aproveito tambem para desejar um bom fim de semana a todos.

Até quinta!!

Hernâni Lourenço
Grupo T T 03

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mais um dia

Olá a todos,
Hoje foi o meu segundo dia de RVCC no grupo tt03 (os todo o terreno) e posso dizer que foi uma experiencia muito gira e gratificante.
Estivemos a tentar convencer-nos uns aos outros que mereciamos o 12º ano e acreditem que fomos todos muito convicentes, cada um à sua maneira.
Não me estava a imaginar frente a uma turma de gente grande a tentar convence-los de que mereço estar ali e que mereço sair dali com o 12º ano. Se fossem pequenitos seria mais facil :)
Mas correu bem.
Estou a gostar muito desta nova experiencia, os colegas são 5 estrelas e eu agora quando à quinta feira saio do escritorio para ir às aulas costumo brincar e digo " vou ao psicologo", sim porque o Angelo é psicologo e este tempo passado com os meus novos colegas vale mais do que 10 sessoes de psicologias :)

A todos um Bom Fim de Semana e até quinta para uma nova ida ao psicologo :)

Otilia Duarte TT03

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vamos ter sucesso

Boa noite a todos os meus amigos do TT01.

Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como estudante ou como homem.
Vamo-nos aplicar para sermos bem sucedidos.

Rodolfo Batista
TT01

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Ambiente

O Ambiente

Hoje em dia fala-se muito do ambiente. A camada de ozono degrada-se, os rios estão poluídos, os Oceanos estão em transformação, a espécie animal corre riscos de extinção, a fauna, assim como possivelmente a espécie humana.
Nós humanos, temos ao longo dos tempos alterado o nosso modo de vida, devido ás exigências da sociedade, criamos coisas boas e coisas más tudo em prol da evolução, destruímos a pensar num futuro de sonho.
Finalmente começamos a olhar para a situação ambiental. Procurando formas de aproveitar, reciclando todo o tipo de desperdício, e também criando natureza.
Se todos participarmos, podemos desta forma tornar o mundo um pouco melhor.
O que acham?

Paulo Antunes

TT02

Saúde e Felicidades para todos

A Crise

Olá a todos os TT

Vou optar por falar sobre o assunto que nos assusta nos últimos tempos “a crise”, pois isto é um problema que afecta uma grande parte da população mundial. Estamos perante uma bola de neve que não se sabe onde, nem quando, vai parar. Será que tudo isto não podia ter sido evitado, é que existem tantos indicadores económicos e nenhum apontava para esta catástrofe, ou não se aplicou as medidas adequadas no tempo certo?

Uns andavam muito ocupados com a guerra, outros com a máquina fiscal, a meta do défice, que foi cumprida, devido ao esforço que foi pedido aos contribuintes (apertar o cinto). Todo o nosso esforço, foi para gastar milhões com aqueles que andaram a brincar aos administradores e fizeram aumentar as previsões do défice para o dobro. Podemos então continuar a apertar o cinto, pois “a crise” está aí e vai permanecer, mas que agora seja para alterar tudo o que está errado. Vamos diminuir as desigualdades sociais, tomar decisões certas na hora certa, e assumir os erros cometidos no passado e tomar uma postura mais humilde na vida política e social.
Temos o dever de arranjar forças, auto estima e alegria para que as depressões não tomem conta de nós, para que possamos ultrapassar este período menos bom, com novas ideias e projectos ambiciosos. Não podemos estagnar.
Desejo a todos os meus colegas TT o maior sucesso profissional e pessoal.

Telmo Neves TT03 /2009

O Voluntariado e a Protecção Civil

Caros amigos e colegas muito boa tarde.
Dado estar ligado aos Bombeiros e à Protecção Civil, e saber do número elevado de consultas a estes documentos, pensei em escrever-vos um texto, que certamente gostarão de ler, e ao mesmo tempo, ficarem mais sensíveis ao tema em questão. Espero que gostem.





TEMA: O VOLUNTARIADO NA PROTECÇÃO CIVIL



Decorre da própria lei que a Protecção Civil é uma actividade desenvolvida pelo Estado e pelos cidadãos, com a finalidade de, por um lado, prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave, catástrofe ou calamidade, qualquer que seja a sua origem, por outro, de atenuar os seus efeitos e socorrer as pessoas em perigo, quando tais situações ocorrem.

Assim, a participação dos cidadãos é fundamental, pois devem colaborar na pressecução dos fins da Protecção Civil.

Uma das formas pela qual a sociedade civil se manifesta em relação à
protecção colectiva, prende-se com a participação em organizações de base voluntária, ligadas ao socorro e salvamento.

Voluntário é todo o cidadão que de forma livre e desinteressada, aceita realizar com responsabilidade, acções para o bem comum, em áreas como: Socorro, busca e salvamento, apoio logístico, telecomunicações de emergência, acolhimento de pessoas, identificação de vítimas, apoio psicológico, restabelecimento de serviços essenciais, etc, etc.

É extremamente importante para a eficiência do trabalho voluntário, para além da boa vontade, abnegação e generosidade, a competência técnica e as competências individuais das pessoas, e a sua capacidade de trabalharem em equipa.

É efectivamente essencial a colaboração de voluntários de protecção civil, quer individuais, quer integrados em Associações, cuja actividade se irá desenvolver de forma complementar e subsidiária às competências próprias dos agentes de protecção civil, e das instituições que com eles tem especial dever de cooperação.

Em Portugal o Associativismo e o Voluntariado, é uma das áreas de actividade mais antigas, e de grande expressão Nacional.




Ela tem sido manifestada ao longo de décadas, em vários domínios de onde sobressaem: a acção social, a saúde e a protecção civil.

No âmbito da acção social e da saúde, surgiram desde o início, muitas instituições representadas hoje pelas Misericórdias e Mutualidades.
Estas instituições, tem-se desenvolvido, e hoje, no nosso País, ultrapassam as quatro mil.
No que respeita à protecção civil, continuam hoje a desenvolver-se as Corporações de Bombeiros Voluntários, que nascendo das comunidades locais, face à incapacidade do Estado para as proteger, prestam relevantes serviços à população portuguesa, substituindo a responsabilidade do Estado, face a essa protecção colectiva.

Hoje, cada vês se torna mais necessário, que os Serviços Municipais de Protecção Civil, possuam listagens, com as disponibilidades humanas e materiais, dos múltiplos sectores da sociedade civil, das suas áreas de acção, pois em caso de acidente grave, catástrofe ou calamidade, seguramente contribuirão para um melhor desempenho na prestação do socorro e actividades de apoio ao mesmo.

Qualquer sociedade moderna e humanizada, não pode prescindir do seu voluntariado, porque a sua participação é espontânea, directa e incondicional. Por isso muitas organizações antigas de voluntariado, constituem hoje, instituições de solidariedade social ou outro tipo de instituições que prestam relevantes serviços às comunidades.

Estou convicto, que assim será cada vês mais, pois o voluntariado sempre esteve ligado à protecção civil e é certamente indispensável que tal continue a ser no futuro, obviamente respeitando regras próprias.


Fernando da Silva Barão dos Santos - TT 01

O Voluntariado e a Protecção Civil

RECICLAR

RECICLAR ( Recolha de Monstros )

Caros amigos do processo RVCC

Sabiam que funciona no Munícipio de Torres Vedras,
um serviço de recolha gratuita de todos os :

- Colchões velhos?
- Electrodomésticos?
- Movéis?
- Outros resíduos volumosos?

Ligue 261 310 487 das 9h00 ás 16h00, nos dias úteis
para combinar o dia e o local da recolha dos « Monstros »



TT 01/09 Nuno Lourenço

Grupo TT 1

Olá, boa tarde pessoal do TT 1 de Torres vedras, pelos vistos não sou o último a vir aqui ao blog, faltam aqui testemunhos de muita gente, vamos embora com isto pessoal, isto é trabalho que tem que ser feito, por isso façam-no, temos que ter espirito de entreajuda uns com os outros para terminar o RVCC o quanto antes, o nosso responsável de curso vai ficar espantado com as nossas capacidades, eheh.

Luís Martinho

TT 1
Olá, eu sou a Paula do Grupo TT02, desculpem por ser tão tarde mas só agora é que consegui um pouco de "paz" nesta "guerra" que é a vida, ainda não tinha vindo ao blog, porque o resto da semana foi de gritos(trabalhos por acabar para serem entregues no sábado, pois estou a fazer formação prifissional, 6ªfeira á noite estive na Fisica a ajudar a montar os aparelhos de ginástica no pavilhão principal porque no sábado decorreu o torneio Josef Summer no qual os meus filhos participaram, no sábado depois de 7 horas de formação ainda fui á Fisica para quando terminasse o torneio ajudar a retirar todos os aparelhos para que o pavilhão ficasse livre, pois no domingo de manhã houve jogo de Hoquei, isto quer dizer que estive em pé até ás 3 da manhã.
No domingo tive espectáculo e para acabar bem o fim de semana entalei um dedo na porta do carro, deve ter sido do sono. Hoje fiz o rascunho das veredas mas ainda não acabei, por hoje é tudo até quarta feira o mais tardar... e desculpem este meu desabafo ...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

É certo que por vezes eu próprio sou bastante crítico, não com o meu país mas com a nossa ordem social, com a qual me sinto revoltado, indignado e tudo mais. Contudo acredito na nossa cultura riquissima, nos nossos recursos naturais tão mal aproveitados e no nosso povo trabalhador reconhecido por esse mundo fora. Precisamos acreditar, e melhorar-mos-nos naquilo que estiver ao nosso alcance, e se todos procurarmos dar o nosso melhor certamente faremos de Portugal um país melhor para nós. Por isso abracei este projeto, por acreditar que estou a evoluir, e todos vós que também acreditam que esse é o caminho, muitos parabéns,porque é um sinal positivo e acreditamos fazer um Portugal melhor.

Grupo TTo3

Paulo Ribeiro

Boas Vindas ao RVCC

Caros futuros colegas deste nosso novo desafio tão importante , espero que este processo decorra positivamente no seu global e acima de tudo vá ao encontro das nossas necessidades. Dado a variedade de idades e experiencias profissionais julgo que em harmonia conseguiremos ultrapassar o vasto trabalho que se avizinha .

. . . todos nós temos um valor , chegou a hora de o demonstrar e enriquecer !

TT 01 - Nuno Sequeira, 26 /01/09

Grupo TT02-Torres vedras 26-1-2009

ola a todos,eu sou o joao paulo do grupo tt 02.
gostei muito, do nosso primeiro encontro. o
facto do grupo, ser constituido por pessoas de
varias idades ,e de diferentes areas profissionais,
e,´realmente, muito positivo.a troca de experiencias,
de vida, sera´muito importante.

muitas felicidades.

joao paulo ferreira tt-02

Iniciação ao RVCC.

Boa tarde a todos,

Desde já permitam que me apresente, sou o Sérgio e tenho a honra de pertencer ao grupo TT02 do programa RVCC.

Alguém disse um dia "Burro velho não aprende". Pura ignorância de quem assim escreveu, eu prefiro outro diatado "Aprender até morrer".

Por razões de força maior fui forçado a interromper os meus estudos tinha eu 16 anos, para tal como a maioria de vós ir trabalhar. Durante a minha carreira profissional aprendi muita coisa que gostaria de ver reconhecido, assim aproveitei esta oportunidade e candidatei-me a este processo de RVCC, que espero que me prepare ou que me mostre as minhas lacunas de forma a poder mais tarde enveredar pelo ensino superior.

A todos os colegas deste e de outros grupos desejo força e boa sorte, penso que será preciso muita força de vontade pois a maioria de nós tem uma vida profissional e pessoal muito ocupada, pelo que é necessário arranjar um espaço para esta fase das nossas vidas. Espero que seja rápido e que no fim todos possamos sorrir e saber mais um pouco, pois como tambem alguem disse"O saber não ocupa lugar."

Eu não sou muito de provérbios, mas houje deu-me para isto e vocês é que têm de levar comigo.

Bem haja a todos e até quarta feira.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Emigrante/Emigrar?

Ola, boa noite pessoal TT
desta vez venho fazer um pequeno comentário ao texto de boas vindas do Angelo, pois na minha opinião este adapta-se mesmo aos "nossos" emigrantes que não querem por nada voltar ao nosso Portugal, estão habituados ao excelente ensino, segurança social, apoios finançeiros e alguns euros na carteira, coisa que em Portugual não existe.
Para eles Portugal só para passar férias, muito sol, praia e bom tempo, coisa que desta vez ao contrário, eles não têm.

Maria do Carmo
TT003
Boa tarde a todos os novos colegas dos TT

Para começar quero desejar as maiores felicidades a todos os colegas neste novo desafio.
O reconhecimento, validação e certificação de competências traduz-se num processo que permite a cada um de nós, pela apresentação de resultados da nossa experiência de vida, de trabalho, de formações, identificar as competências que fomos adquirindo, permitindo que sejam, posteriormente, validadas e certificadas.
Boa sorte e um bom fim de semana para todos.
Roberto Santos
TT 02

olá TaTatianos : ) ...

Boa tarde a todos os interessados ou não.
Os meus parabéns pela apresentação, pelo grupo em si, pelas diferentes idades e principalmente pela vontade de todos estarem interessados em evoluir.
acredito que TT03 será diferente e deixará a sua marca.
espero conseguir os meus objectivos e todos vocês também.

Boa sorte a todos os TaTatianos e até breve

Joana Vitor TT03
Olá, bom dia a todos os TT"s"
O não ter sido dos primeiros a inserir uma mensagem no Blog deu-me a possibilidade de ler as opiniões de alguns/algumas colegas de "TT", que na maioria partilho,mas sublinharia aqui o texto com o titulo Teimosia, do colega José Leal,que li, também com um sorriso nos lábios.
Primeiro pela forma como está estruturado, deixando transparecer a vontade de ir sempre mais além enquanto ser humano, mas principalmente porque espelha fielmente também o meu caso.
Penso que sou o sénior destes grupos, (pelo menos sou do grupo TT03) e também eu terminei o ensino primário (o único a que tive acesso) à cinquenta e um anos, e também me interrogo, para quê?
Chego à mesma conclusão e resposta: Que o desenvolvimento do ser humano e a sua necessidade de aprendizagem é um processo sempre incompleto, e por isso cá estou.
Resta-me acrescentar que transito do processo de RVCC do nono ano e deixar uma palavra de confiança para os colegas que expressaram algum receio sobre as dificuldades que nos esperam.
Vão ver que "não dói nada".
Cumprimentos a todos
Frederico Luis TT03

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Boa noite a todos!!!
Como uma colega ja referiu tambem eu gostei muito do pimeiro dia do processo RVCC, a forma como nos apresentamos foi muito gira e original, mas principalmente acho que foi muito boa porque na "brincadeira" ficámo-nos a conhecer um pouco melhor. Espero que todos consigamos atingir os nossos objectivos e de preferência o quanto antes, mas para isso temos de meter "mãos á obra", eu ja comecei! E como o Anjelo disse que pelo menos um crédito conseguiamos so por escrever uma mensagem, eu já tenho o meu.
Desejo a todos os colegas boa sorte e vontade para fazer o trabalhinho que nos foi pedido, ate quinta.

beijinhos e abraços
Hernâni Lourenço

A primeira aventura dos TT03

Olá, boa noite a todos os novos amigos do TT03.

Antes demais quero desejar a todos as maiores felicidades nesta nova aventura que nos propusemos viver.

Gostei bastante deste grupo que parece ser bastante divertido e ao mesmo tempo muito empenhado em superar os objectivos propostos.

O modo como correu a apresentação foi muito original e divertido, serviu para ficarmos à vontade e rir um pouco (deu para quebrar algum "gelo" que poderia existir).

Não sei se convosco se passou o mesmo, mas na viagem de regresso a casa já dei comigo a pensar na minha auto-biografia.

Ao chegar a casa cheio de fome, pois não houve intervalo para a malta petiscar ou fumar!!!!, a primeira coisa que fiz depois de dar uma beijoca ao João Francisco, o meu tesourinho de sete meses que está doentito, foi começar a procurar alguns documentos que gostava de incluir no meu portefólio.

Serei apressado?? Penso que não, mas vinha entusiasmado da primeira aula e não quis deixar as coisas arrefecer e meti logo mãos ao trabalho.

Ideias não me faltam só é preciso organizá-las e metê-las no devido lugar (que parece ser o mais difícil!!!).

Como faço TT o nome do grupo pareceu-me familiar. Só que fiquei curioso com o número 03 e vejam só o que descobri:

O três (3) é o número natural que segue o dois e precede o quatro.
O 3 é o segundo
número primo e o primeiro número primo ímpar. Para além disso, o 3 é o primeiro número primo de Fermat (n = 0), e o número primo de Fermat seguinte é o 5. É o segundo número primo de Sophie Germain e o segundo número triangular.

Simbologia
O número 3 tem uma grande importância simbólica de união e equilíbrio, aparecendo na
Santíssima Trindade, nos três poderes (jurídico, executivo, legislativo), em Os três mosqueteiros etc, sendo recorrente sua presença na literatura e nas artes.
Três também é um número chave da democracia, pois é a quantidade mínima de pessoas necessárias para que se consiga tomar uma decisão em grupo.
Também é conhecido sexualmente em
Ménage à trois.
O três também é usado como pedida de socorro. Para pedir socorro no deserto ou em alguma outra região, basta fazer três fogueiras, porque três é um código mundial.


Um bom fim-de-semana a todos e até para a semana.

Mário Dias



Portugal

Boa noite, sou mais um candidato às novas opurtunidades, inserido no grupo tt01 e não pude deixar de comentar as palavras do nosso amigo Angelo.
Portugal não sendo um país perfeito é o que nós temos por isso devemos defende-lo e nunca denegri-lo, fazer um esforço para torna-lo melhor isso sim é uma tarefa que todos temos em comum.
Basta-nos olhar para o sol, o mar e o clima para ver-mos que estamos instalados num dos melhores cantinhos do mundo, por isso só temos razões para estar-mos felizes com a sorte que nos coube.
Assim sendo vamos todos dar um contributo para que as condições sociais e todas as outras que estão menos bem mudem para melhor, por vezes com simples gestos se consegem grandes resultados.

Um abraço amigo

António Sales
tto1

Santa Paciência



Pois é ...coragem, muita coragem Dr. Ângelo,este TT03 promete.


Força a todos, e a mim também.





Helena Santos

1º Dia TT003

Boa noite, em primeiro lugar gostaria de partilhar com alguns dos colegas em principal com as "mães" que fazem parte deste desafio, que estou á meia hora a tentar escrever alguma coisa mas ao mesmo tempo tenho de estar a dar apoio á minha filha de 7 anos a fazer os trabalhos de casa, que por sinal são sempre bastantes independente de ser dia de semana ou fim de semana, não vai ser fácil!!
Bom mas isto vamos ter de ultrapassar, porque julgo e espero que partilhem da mesma opinião, o 1º dia foi espectacular, eu gostei muito do modo como fomos apresentados e que demos a conheçer algo de nós.
Estou crente que vao ser uns meses de trabalho bem passados pois da minha parte precisava de algo que me fizesse sentir que "existo" e que a minha vida não tem sido em vão mas que tenho algo que possa partilhar e ao mesmo tempo receber com e de outras pessoas.
Não vos maço mais com lamexices, e vamos ao trabalho que é o que interessa.
Até quinta.
Maria do Carmo TT003
Crise qual crise Boa noite caros amigos.¬Muito se fala de crise mundial a qualquer lugar que vá actualmente só ouço falar em crise, crise nos bancos, do endividamento das famílias, crise no trabalho ect… mas no entanto há algo que não entendo e me deixa bastante preocupado para o futuro.Porque motivo os hotéis de luxos estão sempre com taxa de ocupação elevada, porque motivo vejo políticos a viverem á grande e á `francesa´ enquanto o pais esta em crise, as nossas ultimas festas de natal e ano novo foram as que se gastou mais dinheiro e isto preocupa-me muito amigos e deve haver uma explicação, eu tenho a minha. O que mais me irrita e aborrece ate nem são estas pequenas observações mas sim o facto da crise ser desculpa para tudo, pois uma loja fecha dez empregados despedidos e a culpa e da crise, uma fabrica encerra «pois vai para um pais que lhes dão mais benefícios fiscais» e a culpa e da crise, um trabalhador trabalha um mês inteiro no final do mês o patrão não lhe paga e a culpa e de quem meus amigos? Pois é é da crise claro, e assim os ricos continuam mais ricos e impunes e os pobres cada vês mais pobres e desamparados. Pois é amigos anda ai muita gente a aproveitar-se desta crise.Um abraço amigos Miguel santos TT03 /2009

Teimosia

Começo com um sorriso nos lábios. Não deixa de ser curioso: em criança não pude estudar, foi já em adulto que consegui uma formação média (razoável, à distância de quase cinquenta anos). Depois, o casamento, o afastamento dos centros onde poderia evoluir, mas - sobretudo - o "deixa andar", para o qual arranjamos sempre mil desculpas (falta de condições, o trabalho, a família, a ausência de objectivos...). Agora, o "voltar à escola": sentir a pressão das metas a cumprir, do "não ficar mal perante os outros", da necessidade de pesquisa, de queimar algumas pestanas. E, para quê? Não sei bem para quê, mas sei por quê: porque há "outros saberes" para além da rotina diária (casa/trabalho/televisão/pouco mais...), porque qualquer pessoa é um livro por terminar, sempre pronto para melhor preencher e... porque sou um bocadinho teimoso. Por que não?
Talvez por isso este sorriso, talvez por isso já ontem durante a apresentação deste processo eu senti vontade de sorrir... pela oportunidade de rever e relatar a minha experiência de vida (e eu que "não gosto nada de falar de mim"...), por me aperceber que há ferramentas (quais "saca-rolhas") para nos ajudarem a por cá fora o que nós nem nos lembrávamos que tínhamos cá dentro.
Depois, a simplicidade de todos os colegas do grupo e a facilidade de comunicação do formador. Não poderia (é a minha opinião) ter melhores razões para encarar mais esta tarefa com um sorriso e expectativas muito positivas... só pode vir a ser uma gratificante experiência.

José Leal - TT02